O PATRIMONIALISMO NO NORDESTE. Sem dúvida alguma podemos dizer que a política é uma das grandes paixões do povo nordestino, sobretudo, o nordestino interiorano. Quando chega o ano eleitoral não se fala em outra coisa nos municípios. Onde quer que você vá tem sempre alguém comentando sobre os candidatos e perguntando em quem você vai votar. Em seguida desenvolve-se um diálogo apontando o porquê de votar em A ou B. No período de campanha eleitoral todo dia de comício é dia de festa. Os mais apaixonados acompanham fielmente seus candidatos em seus giros pelos bairros e povoados, a cada fala do candidato (que geralmente é xingando o grupo da oposição) o povo aplaude, grita e festeja. Além disso, enfeitam suas casas com adesivos, bandeiras e colocam os jingles eleitorais para tocar em suas casas, é como se cada casa virasse um “mini comitê” eleitoral. Até mesmo as crianças entram no jogo enfeitando suas bicicletas com adesivo de seu candidato do coração e acompanhando seus comícios. Para eles é importante mostrar sua fidelidade (geralmente passada de geração em geração) por determinado grupo político. No interior, mesmo o eleitor mais “isento” tem um comentário sobre a política local na ponta da língua. Embora pareça um ponto de vista estereotipado da política interiorana essa ainda é a realidade de muitas cidades, principalmente aquelas governadas sobre o jugo do patrimonialismo. Disponível em , acesso em 03/12/2020. Levando em consideração o tema abordado no texto, assinale a opção correta. Grupo de escolhas da pergunta O patrimonialismo provém do patrimônio e patrimonial, ao qual o se significado está diretamente relacionado ao poder dos campos público e privado e que são confundidos, sendo levados em consideração como se fosse a “mesma coisa”. É no patrimonialismo que o Estado considera todas as instâncias como se fosse suas. O patrimonialismo é parte de uma sistemática em que os coronéis comandam as estruturas e, tal como na República
Soluções para a tarefa
Resposta:
O patrimonialismo provém do patrimônio e patrimonial, ao qual o se significado está diretamente relacionado ao poder dos campos público e privado e que são confundidos, sendo levados em consideração como se fosse a “mesma coisa”. É no patrimonialismo que o Estado considera todas as instâncias como se fosse suas.
Explicação:
Levando em consideração o patrimonialismo no nordeste e o tema abordado no texto a opção correta é a alternativa D.
Patrimonialismo, é organização política na qual a autoridade se baseia principalmente no poder pessoal exercido por um governante, seja direta ou indiretamente, ou seja, o estado considera como uma só instância.
O termo patrimonialismo é frequentemente usado em conjunto com patriarcalismo, uma vez que a forma mais antiga de governança em pequenos grupos pode ter sido patriarcal. Existe uma relação de dependência pessoal entre um oficial e o governante, de modo que a ideologia da estrutura é uma de uma grande família estendida.
(Verdadeiro) É no patrimonialismo que o Estado considera todas as instâncias como se fosse suas.
Questão similar no Brainly:
brainly.com.br/tarefa/22859006
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)