.O patriarcalismo é um fenômeno ocorrido no Brasil Colônia que deixou frutos no Brasil contemporâneo. Sua essência está na obediência da família, agregados e trabalhadores à figura do patriarca, na época, o senhor de terras. Essa obediência constituía a autoridade do senhor, visto que era legitimada, correntemente, pela dependência econômica dos demais grupos.
Com o fim do período colonial e, posteriormente, da escravidão e a paulatina transformação do Brasil rural em Brasil urbano, o patriarcalismo foi sendo incorporado às famílias, com a manutenção do homem como o chefe da família, aquele que trabalha e provém a família, e da mulher como quem se mantém em casa e cuida desta e dos filhos. Esse tipo de prática resultou na dominação dos homens sobre as mulheres, os quais se consideravam “donos” destas. No entanto, a luta dos movimentos feministas por emancipação das mulheres acarretou a ocupação do mercado de trabalho pelas mulheres, que, com sua autonomia financeira, passaram a contestar o patriarcalismo.
No entanto, no Brasil, o patriarcalismo é ainda um fenômeno recorrente, sendo possível observá-lo nos números referentes à violência contra a mulher.
As lutas empreendidas pelos movimentos sociais têm permitido maior participação dos grupos sociais marginalizados na sociedade, entre os quais está o das mulheres. Elas estão ocupando mais lugares no mercado de trabalho. Contudo, a mulher trabalhadora não reduziu seu tempo dedicado ao trabalho doméstico. Por quê?
I. Porque a mulher gosta de cuidar da casa.
II. Porque os homens também estão trabalhando e não têm tempo para o trabalho doméstico.
III. Porque, mesmo com esses avanços, mantêm-se algumas estruturas de desigualdade, fruto do patriarcalismo que ainda vigora no Brasil.
A partir das informações disponíveis no texto acima e de seu conhecimento sobre a realidade social das mulheres no país, podemos considerar como correto o que se afirma apenas na:
alternativa I.
alternativa III.
alternativa II.
alternativas I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
III. Porque, mesmo com esses avanços, mantêm-se algumas estruturas de desigualdade, fruto do patriarcalismo que ainda vigora no Brasil.
ALTERNAVA CORRETA
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás