O parto da montanha
Há muitos e muitos anos uma montanha começou a fazer um barulhão. As pessoas acharam que era porque ela ia ter um filho. Veio gente de longe e de perto, e se formou uma grande multidão querendo ver o que ia nascer da montanha.
Bobos e sabidos, todos tinham seus palpites. Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando, e o barulho da montanha aumentava cada vez mais.
Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos. Alguns diziam que o mundo ia acabar.
Um belo dia o barulho ficou fortíssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou num rugido de arrepiar os cabelos. As pessoas nem respiravam de medo. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu… um rato.
Moral: Nem sempre as promessas magníficas dão resultados impressionantes.
1- No decorrer da fábula o narrador faz menção à manifestação das pessoas ao observarem o fato da montanha manifestar ruídos estrondosos. Quais são as características dadas as pessoas e aos seus discursos diante do evento?
2- Como ocorreu o desfecho da narrativa a partir do problema anunciado (barulho)?
3- No texto existe um trecho que expressa um processo de tempo. Cite o trecho e identifique quais termos mostram o tempo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: 1) "Os palpites das pessoas foram ficando cada vez mais malucos."
2) Com o surgimento de um rato através do pó e do barulho, o que foi bem abaixo das expectativas das pessoas.
3) "Os dias foram passando, as semanas foram passando e no fim os meses foram passando". Dias, semanas, meses, passando.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás