História, perguntado por LeviIcaro, 1 ano atrás

O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) surgiu como um grupo clandestino de orientação socialista revolucionária, que reunia intelectuais e ativistas da classe trabalhadora. Em 1903, o POSDR se dividiu em duas tendências políticas. Que ideias eram defendidas pelos membros dessas tendências?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jabutista
224
Mencheviques: liderados por Plekhanov e por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária. Como esses membros tiveram menos votos em relação ao outro grupo, ficaram conhecidos como mencheviques, que significa minoria.

Bolcheviques: liderados por Lênin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa. Como esse grupo obteve mais adeptos, ficou conhecido como bolchevique, que significa maioria. Trotsky, inicialmente sem posição dentro da divisão do partido, aderiu aos bolcheviques mais tarde.

Respondido por crislanylima80pa8nlc
81

Os sociais-Democratas dividiram-se a parti de 1903, em duas facções.

Liderados por Gheorghi Plekhanov ( 1856-1918 ) e Julius Martov ( 1873-1923 ), os Mencheviques argumentavam que a Rússia ainda não estava preparada para a revolução socialista e que era preciso desenvolver o capitalismo sob a liderança burguesa para só então lutar pelo socialismo.

Do outro lado, Liderados por Vladimir Ulianov, o Lênin ( 1870-1924), a outra era a facção dos Bolcheviques. Eles propunham a formação de uma " ditadura democrática de operários e camponeses " como primeiro passo para uma revolução socialista.

Perguntas interessantes