O partido Operário Social-Democrata foi organizado, formalmente, em 1903, em um congresso em Londres. Lá o movimento imediatamente dividiu-se em duas facções, uma liderada por Martov, apelidada ‘menchevique’, e outra por Lênin, que chamava a si mesmo do ‘bolchevique’.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os mencheviques e os bolcheviques, apesar de ambos desejarem a implantação do socialismo no Império Russo, divergiam na forma em que desejavam essa implantação da ideologia marxista. Enquanto os Bolcheviques de Vladmir Lenin desejavam tomar o poder a qualquer custo — através de uma revolução – mesmo que fosse necessária a força para isso, os Mencheviques de Yulli Martov desejavam implementar o socialismo de forma mais gradual, sem a necessidade de uma revolução e muito menos da força. Eles desejavam se aliar aos burgueses em um primeiro momento, para que, só após isso, o processo de socialização da Rússia fosse iniciado.
Resposta: Resultados da pesquisa
Trecho da Web em destaque
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
No início de novembro, os bolcheviques já tinham organizado uma força militar revolucionária que logo derrubaria a administração menchevique. A partir de então, Lênin e outros líderes do partido promoveram mudanças nas estruturas políticas e econômicas do país. Ao mesmo tempo, um grande exército de proletários foi organizado para conter as forças reacionárias que se opunham à experiência revolucionária.
Explicação:ESPERO TER AJUDADO!!