Geografia, perguntado por jr9079674, 5 meses atrás

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá. O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos. A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) são outros locais conhecidos. ​ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiveridade Brasileira. Parque Nacional das Chapadas dos Guimarães. Disponível em: . Acesso em: 25 Mar. 2022. ​Disponível em: . Utilizando-se a classificação proposta por Ab’Saber, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães encontra-se no Domínio Morfoclimático Alternativas Alternativa 1: Pradarias mistas. Alternativa 2: Mares de morros florestados. Alternativa 3: Terras baixas florestadas da Amazônia. Alternativa 4: Depressões interplanálticas semiáridas do Nordes

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandocastro2021
1

Resposta:

Alternativa 5:

Chapadões centrais, recobertos por cerrado, cerradões e campestre.

Explicação:

Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios:

I – Domínio Amazônico.

II – Domínio dos Cerrados – região central do Brasil, como diz o nome, vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões.  ( Correta )

III – Domínio dos Mares de

IV – Domínio das

V – Domínio das Araucárias

VI – Domínio das Pradarias

Formado pela própria vegetação de cerrado, nesta área encontram-se as formações de chapadas ou chapadões como a Chapada dos Guimarães e dos Veadeiros.

Perguntas interessantes