Português, perguntado por fernandasantana9870, 4 meses atrás

 O Parnasianismo brasileiro foi um movimento. *

a) Poético do final do século XIX e início do século XX.

b) Lítero-musical do final do século XVIII e início do século XIX.

c) Poético do final do século XVIII e início do século XIX.

d) Teatral do final do século XX.

e) Lítero-musical do início do século XX.

2. São características parnasianas: *

a) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.

b) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.

c) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.

d)forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.

e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

3. “O objetivo da “arte pela arte” é o Belo, a criação da beleza pelo uso perfeito dos recursos artísticos; nesse sentido, levaram ao exagero o culto do ritmo, da rima e do vocabulário”;“A partir de 1883, este movimento se define na Literatura Brasileira, sobretudo com os versos de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac”. *

a) Naturalismo

b) Realismo

c)Romantismo

d)Parnasianismo

e) Barroco

4. E sobre mim, silenciosa e triste, A Via-Láctea se desenrola Como um jarro de lágrimas ardentes (Olavo Bilac). Sobre o fragmento poético, pode-se afirmar as seguintes conclusões (Há mais de uma resposta correta): *

a) “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.

b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.

c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardente” visa a presentificar o movimento dos astros. d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.

d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.

e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

5 - À subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê em: *

a)"Pára! Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes plagas"

b)"Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento."

c) "Chega do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."

d) "E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa síncope lenta."

e) "E eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."​

Soluções para a tarefa

Respondido por 00380123624
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Resposta:

a

Explicação:

poetico final do sec xix

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