O papel metabólico das mitocôndrias é tão crucial para o funcionamento da célula e do organismo que defeitos na função mitocondrial têm consequências médicas muito sérias. As mitocôndrias são centrais para as funções neuronal e muscular e para a regulação energética do corpo como um todo e do peso corporal. Doenças humanas degenerativas, assim como câncer, diabetes e obesidades, são reconhecidas como possíveis resultados do comprometimento da função mitocondrial, e uma teoria do envelhecimento baseia-se na perda da integridade mitocondrial. O mecanismo que regula a liberação da insulina de células β pancreáticas está atrelado a concentração de adenosina trifosfato (ATP) nestas células. Quando a glicose sanguínea está alta, as células β pancreáticas absorvem glicose e a oxidam por glicólise e ciclo do ácido cítrico, aumentando a concentração de ATP acima de um nível crítico. Quando a concentração do ATP excede este limiar, um canal de K sensível a ATP na membrana plasmática se fecha, despolarizando a membrana e desencadeando a liberação da insulina. Sendo assim, defeitos nas mitocôndrias de células β pancreáticas podem resultar em diabetes. NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 731, 732, 768 (adaptado). KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Tendo em vista a importância das mitocôndrias para as células eucarióticas e que defeitos nas mitocôndrias podem resultar em diversas doenças, tais como diabetes, visto no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na membrana interna das mitocôndrias encontram-se as enzimas que sintetizam ATP e as proteínas que promovem o fluxo de elétrons para que a síntese de ATP ocorra. SENDO QUE II. A fosforilação oxidativa é a etapa final da degradação aeróbica da molécula de glicose e a qual produz a maior parte do ATP produzido nas mitocôndrias das células aeróbicas, consequentemente, um defeito nas mitocôndrias pode resultar uma redução
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Explicação:
ATP (adenosina trifosfato)
I. Na membrana interna das mitocôndrias encontram-se as enzimas que sintetizam ATP e as proteínas que promovem o fluxo de elétrons para que a síntese de ATP ocorra.
CORRETA
As mitocôndrias são formadas por duas membranas lipoproteicas, sendo uma externa e outra interna,
Membrana interna: é menos permeável e apresenta numerosas dobras, chamadas de cristas mitocondriais, as cristas mitocondriais se projetam para a parte interna da mitocôndria, um espaço central chamada matriz mitocondrial, que é preenchida por uma substância viscosa onde estão enzimas respiratórias que participam do processo de produção de energia. A maioria das proteínas que constituem a cadeia de transporte de elétrons, e que estão associadas à fosforilação oxidativa e síntese de ATP, também está expressa na membrana mitocondrial interna, fosforilação está intimamente ligada à atividade proteica e é um ponto crucial na regulação da função proteica através de uma grande variedade de proteínas.
SENDO QUE
II. A fosforilação oxidativa é a etapa final da degradação aeróbica da molécula de glicose e a qual produz a maior parte do ATP produzido nas mitocôndrias das células aeróbicas, consequentemente, um defeito nas mitocôndrias pode resultar uma redução da síntese de ATP.
ERRADO- Fosforilação oxidativa: etapa final do processo de respiração celular, na qual ocorre a maior produção de ATP na maioria das células. Ao final, são produzidas entre 26 e 28 moléculas de ATP. Uma parte importante da respiração aeróbica, é talvez a operação metabólica mais fundamental da terra, a degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP).
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A fosforilação oxidativa representa a etapa final da respiração aeróbica, no sentido que possibilita o fluxo de elétrons para a síntese de ATP, gerando entre 26 a 28 moléculas de ATP por molécula de glicose (Ambas estão corretas e a II justifica a I.
A asserção I relata a produção de ATP, a qual ocorre dentro da membrana interna das mitocôndrias, a qual permite a síntese de ATP, por meio do fluxo de elétrons.
A asserção II justifica corretamente a primeira assertiva, ao evidenciar a importância da fosforilação oxidativa, de forma que problemas nas mitocôndrias impactariam em toda a célula, visto que não haveria uma síntese de energia.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/39721433