O papel do trabalho na sociedade contemporânea passa por transformações significativas, impulsionadas principalmente pelas tecnologias de informação e comunicação e pela crescente flexibilização das relações trabalhistas. Tais mudanças demandam novas formas de governança com vistas a garantir o trabalho decente para todas e todos nas próximas décadas. PORCHEM (2017) diretor do escritório da OIT no Brasil, aponta as mutações ocorridas no mundo do trabalho na era da mundialização do capital
OIT, Notícias - 4º Diálogo Nacional sobre o Futuro do Trabalho. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017.
O Século XXI apresenta [...] um cenário profundamente contraditório e agudamente crítico: se o trabalho ainda é central para a criação do valor reiterando seu sentido de perenidade, estampa, em patamares assustadores, seu traço de superfluidade, da qual são exemplos os precarizados, flexibilizados, temporários, além do enorme exército de desempregados e desempregadas que se esparramam pelo mundo.
ANTUNES, Ricardo. Século XXI: nova era da precarização estrutural do trabalho? In: Seminário Nacional de Saúde Mental e Trabalho - São Paulo, 28 e 29 de novembro de 2008).
Com base nos textos e nos seus conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I A evolução da tecnologia e do comércio mundial geraram novas formas de produção, alteraram a configuração da população ativa dos países e criaram novos modelos de negócios.
II As mudanças de cenário ocorridas têm tido repercussão imediata no mercado de trabalho, tanto na oferta e demanda de emprego, como na estabilidade desse emprego.
III Como o mercado de trabalho é a base dos sistemas atuais de seguridade social, as repercussões são de âmbito do mundo do trabalho e, portanto, não atingem os âmbitos econômicos, sociais e de desenvolvimento.
IV As alterações ocorridas no mundo do trabalho demandam discussões sobre qual governança será necessária para garantir uma maior justiça social e emprego decente para todos.
V O papel do trabalho na sociedade contemporânea sofre o impacto da flexibilização das relações trabalhistas e das novas tecnologias da informação e comunicação.
Assinale a alternativa que indica quais as afirmativas são CORRETAS:
I, II, III,e IV
l, II
I, II, IV e V
II, III e V
II, III
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
A Resposta Certa é: I, II, IV e V.
duuhmarques:
Resposta correta, corrigido no AVA
Respondido por
3
I, II, IV e V são verdadeiras, já que a globalização, assim como outras mudanças de produção, distribuição de mercadorias e consumo anteriores (como as Grandes Navegações, Mercantilismo ou Revolução Industrial) muda profundamente o modo como a sociedade funciona, o fenômeno do trabalho (assim como o seu mercado) e as relações entre classes.
III é falsa, pois não só a seguridade social é algo estabelecido por mecanismos políticos (de modo que mercado de trabalho não é seguridade social, já que ele não é capaz de resolver os problemas que ele mesmo causa, como acidentes de trabalho) e nem é algo isolado (ou isolável) do restante dos fenômenos sociais.
É correta a alternativa C.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás