O papel do professor na sociedade atual é muito complexo, principalmente pelo fácil acesso às informações. Você, como professor de Biologia do Ensino Médio, pretende trabalhar e incentivar a autonomia dos estudantes.
A escola onde você trabalha apresentou recentemente um projeto político-pedagógico (PPP) para a comunidade, a fim de dar início a discussões sobre novas propostas. Uma das questões levantadas pela comunidade abordou o fato de o laboratório de informática estar sempre fechado.
Você decidiu, então, montar um projeto que, além de desenvolver a autonomia dos estudantes, use a tecnologia disponível. Pelo seu plano de ensino, o próximo tópico a ser trabalhado com os alunos é o solo.
Você tem os seguintes materiais:
- Livro didático
- Enciclopédia
- Vídeos sobre as regiões brasileiras e as características do solo
- Sala de informática
Com base no cenário mencionado, monte um plano de aula com atividades diárias, atentando à importância de desenvolvê-lo, primeiramente, em sala de aula e, depois, no laboratório de informática.
Soluções para a tarefa
A teoria serve para validar a prática, por isso, não faz sentido expor o aluno a situações prática se ele não tiver uma base teórica.
Deve-se lecionar noções básicas de informática e suas aplicações por meio de uma aula teórica e expositiva, fazendo que o aluno possa entender o que será abordado.
Feito isso, o aluno poderá ser exposto a situação prática de um laboratório de informática, de forma a validar o seu conhecimento de maneira prática.
Bons estudos!
Resposta:
O papel do professor, quando pretende desenvolver a autonomia, é ajudar o estudante no processo. No laboratório de informática, os estudantes poderão pesquisar livremente, mas você estará acompanhando e mostrando possíveis discussões, além de deixar livre a forma de apresentação.
Confira um possível plano de aula:
Tema: o solo.
Tempo de aula: dois períodos em sala de aula e um período no laboratório de informática.
Objetivos: obter e reter conhecimentos sobre o solo durante as aulas de Biologia; desenvolver a autonomia dos estudantes; usar a tecnologia disponível na escola.
Conteúdo: as regiões brasileiras e as características do solo em cada uma delas.
Metodologia: discussão coletiva a respeito de um vídeo assistido em sala de aula para levantar questões de interesse. A partir das questões de interesse, em pequenos grupos, utilizar o laboratório de informática para pesquisar a respeito do assunto e buscar respostas para as questões levantadas anteriormente. As respostas deverão ser socializadas com os colegas na sala de aula em um próximo encontro por meio de uma apresentação.
Recursos: livros didáticos, vídeo didático, enciclopédia, laboratório de informática. Para ajudar no trabalho, você pode sugerir que a apresentação seja montada em um software de recurso gráfico ou de texto (por exemplo, KOffice, Linux, Power Point, Office).
Avaliação: os grupos serão avaliados e receberão nota a partir da apresentação do tema.
Explicação: