O papel do engenheiro agrônomo é essencial para orientação dos produtores rurais na organização e planejamento de uma horta, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Deve-se levar em consideração qual a funcionalidade e finalidade da produção: Horta doméstica são para abastecimento de uma família; Horta comunitária abastecem várias pessoas ou famílias que se organizam e dividem os trabalhos, as despesas e os produtos que nela são gerados; Horta escolar ou institucional têm finalidade didática/educativa nas escolas e para abastecer instituições, como ex.: orfanatos, asilos; Pequena horta comercial, visa complementar a renda do produtor que possui uma pequena propriedade ou mesmo em casas com quintais grandes e as grandes hortas comerciais são a principal fonte de renda do agricultor ou da propriedade. O cultivo de espécies oleráceas exigem tratos culturais intensivos e diários, exigindo elementos necessários para uma produção de hortaliças de qualidade.
Assinale a alternativa que apresente corretamente os elementos essenciais para implantação e condução de uma horta.
Escolha uma:
a. Planejamento indefinido (planejamento após a implantação da horta), pesquisa de mercado (atender as necessidades e preferencias do consumidor) escolha do local despropositado (coleta de amostras de solo em áreas heterogêneas, misturando solos de diferentes colorações, para a análise química) e escolhas de espécies oleráceas de acordo com as condições edafoclimáticas da região escolhida.
b. Planejamento definido (decisão prévia a implantação da horta), pesquisa de mercado consumidor (mercado interfere na tomada de decisão do produtor rural), escolha do local despropositado (topografia irregular, exposição a vento intenso, água insalubre) e escolha de espécies oleráceas com características distintas das condições edafoclimáticas da região escolhida.
c. Planejamento indefinido (planejamento após a implantação da horta), ausência de pesquisa de mercado consumidor (mercado não interfere na tomada de decisão do produtor rural),escolha do local despropositado (topografia irregular, exposição a vento intenso, água insalubre) e escolha de espécies oleráceas com características distintas das condições edafoclimáticas da região escolhida.
d. Planejamento definido (decisão prévia a implantação da horta), pesquisa de mercado (atender as necessidades e preferências do consumidor), escolha do local apropriado (quantidade e qualidade de água satisfatórios; incidência solar de pelo menos 4 a 6 horas diárias) e escolhas de espécies oleráceas de acordo as condições edafoclimáticas da região escolhida.
e. Planejamento indefinido (planejamento após a implantação da horta), ausência de pesquisa de mercado consumidor (mercado não interfere na tomada de decisão do produtor rural), escolha do local apropriado (presença de água de boa qualidade, exposição ao sol o dia todo ou com incidência máxima de 1 ou 2 horas de luz diária, terreno plano) e escolha de espécies oleráceas de acordo com as condições edafoclimáticas da região escolhida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
O engenheiro agronomo é o profissional capacitado para atuar na agricultura seja ela de pequeno, médio, ou grande porte, pois conhece o manejo do solo, das plantas, o uso de produtos no combate as pragas quando necessário, o clima ideal, o período da planta e acima de tudo o cuidado com o meio ambiente, principalmente o uso de irrigação.
Respondido por
15
Resposta:
Explicação:Planejamento definido (decisão prévia a implantação da horta), pesquisa de mercado (atender as necessidades e preferências do consumidor), escolha do local apropriado (quantidade e qualidade de água satisfatórios; incidência solar de pelo menos 4 a 6 horas diárias) e escolhas de espécies oleráceas de acordo as condições edafoclimáticas da região escolhida. Corr
Perguntas interessantes