Pedagogia, perguntado por ericarodriguesdsv, 6 meses atrás

O papel central da educação tem seu reconhecimento através da formação de valores e na ação social. Comprometendo os sujeitos com o processo educativo transformador através de envolvimento pessoal, de nossas comunidades e das nações para criar sociedades sustentáveis e equitativas. O Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e Responsabilidade Global reafirma a permanência da Educação Ambiental para uma sociedade sustentável e equitativa, além de enfatizar o papel da educação na formação de cidadãos críticos e atuantes, corresponsáveis pela sustentabilidade planetária. Dessa forma, visando consolidar uma proposta de caráter universal, coesa e coerente com a proposta do desenvolvimento sustentável foram definidos os princípios da Educação Ambiental.Quanto aos princípios básicos da Educação Ambiental, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A EA é um ato político e de transformação social com o desenvolver do pensamento crítico e inovador, pressupondo o conhecimento holístico e sistêmico, com caráter multi e interdisciplinar.
B) A comunicação é um processo democrático e visa à emancipação da informação, opondo-se às tentativas de uso dos meios como forma de dominação e alienação política e cultural.
C) Os valores a serem preconizados são relativos à solidariedade, à igualdade e à democracia como participação equitativa nos processos de decisões, políticas, sociais e culturais.
D) Formar cidadãos com consciência global e planetária e respeito à soberania dos povos. Tendo por base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo e lugar, integrando conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ação.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A participação na busca pelos direitos e na educação de uma forma mais ampla, deve ser observada de forma integral, não equitativa. A alternativa C é incorreta.

A perspectiva de currículo deve ser reconhecida e analisada de forma positiva, porém, é importante entender que a crítica ao currículo universalista acaba ocultando os sujeitos que sofrem preconceito e discriminação, fruto das desigualdades no próprio sistema educacional.

Notamos também a interculturalidade, que surge a partir de um diálogo plural, que entende as diferentes identidades na nossa cultura, sendo esse o caminho para uma sociedade mais democrática.

Perguntas interessantes