Saúde, perguntado por sarainacio1, 1 ano atrás

O pâncreas é o órgão envolvido na patologia do diabetes. Assim, pode-se afirmar que:
I. O glucagon é um hormônio produzido no fígado que tem a função de aumentar a glicemia no sangue.
II. Quando aparece a deficiência de insulina no diabético, desenvolve-se a hiperglicemia por processos como: gliconeogênese, glicogenólise acelerada e diminuição do uso de glicose.
III. Quando os valores de glicemia aumentam muito, o pâncreas produz insulina para o sangue, originando uma menor concentração de glicose.
IV. Em condições normais, a concentração de glicose em jejum pode variar entre 70 e 100 mg/100 ml de sangue; valores acima caracterizam o diabetes.
V. A entrada de glicose do sangue para o interior das células só acontece porque existem os GLUTs (que são transportadores de glicose).
Assim, estão corretas:

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosantoniopm
26
a resposta correta é II,III,,V

sarainacio1: 2,3.4 e 5
marcosantoniopm: Bom, quanto a questão número 4, existem os pré-diabéticos em que o médico exige um controle da glicose, por isso não considerei ela como certa, porque valores entre 70/100 ainda estão dentro dos limites laboratoriais, a não ser que saiu uma nova bibliografia. Caso tenha saído agradeceria se me informasse.
penelopebrito: na atividade a resposta é 2,3,4 e 5 msm
Respondido por Danas
4

As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A glicose pode entrar nas células sem a presença de GLUTs, mas em baixa quantidade, já que a glicose muito solúvel e fluida.

O glucagon é um hormônio produzido no pâncreas.

O pâncreas possui duas regiões glandulares, uma exócrina e outra endócrina.

O pâncreas funciona em resposta ao feedback negativo do corpo quanto a ingestão de alimentos.

A região endócrina irá secretar insulina e glucagon na corrente sanguínea para estimular a retenção e absorção de glicose ou fazer com que as células usem a glicose celular como fonte de energia.

Perguntas interessantes