O pâncreas é o órgão envolvido na patologia do diabetes. Assim, pode-se afirmar que:
I. O glucagon é um hormônio produzido no fígado que tem a função de aumentar a glicemia no sangue.
II. Quando aparece a deficiência de insulina no diabético, desenvolve-se a hiperglicemia por processos como: gliconeogênese, glicogenólise acelerada e diminuição do uso de glicose.
III. Quando os valores de glicemia aumentam muito, o pâncreas produz insulina para o sangue, originando uma menor concentração de glicose.
IV. Em condições normais, a concentração de glicose em jejum pode variar entre 70 e 100 mg/100 ml de sangue; valores acima caracterizam o diabetes.
V. A entrada de glicose do sangue para o interior das células só acontece porque existem os GLUTs (que são transportadores de glicose).
Assim, estão corretas:
Soluções para a tarefa
Apenas a afirmativa I está incorreta.
O pâncreas é uma glândula mista responsável por produzir e secretar os hormônios glucagon e insulina, que atuam como antagonistas. Enquanto o glucagon possui a função de aumentar a taxa de açúcar no sangue, a insulina é responsável por diminuir este valor.
O glucagon, então, estimula o fígado para degradar o glicogênio e liberar glicose. Além disto, este hormônio também participa da diminuição da síntese do colesterol e inibe os rins de absorver o sódio.
No caso podemos afirmar que apenas a alternativa I está incorreta.
Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito as características da diabetes e como se dá sua patologia.
Importante notar que a diabetes é uma doença que atinge o pâncreas causando uma diminuição na quantidade de insulina que o corpo necessita para sobreviver.
Assim, é necessário em alguns casos a reposição da insulina de forma contínua.
As consenciais da diabetes são das mais variadas que envolvem a perda de membros, a cegueira, dentre outros.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19065370
espero ter ajudado!