Português, perguntado por wesleyfonseca56, 1 ano atrás

O palco Caldas Country além dos shows e águas quentes Brenda de Souza Soares
Pessoas de todas as partes do Brasil lotam a minha cidade durante o ano inteiro. O lugar onde moro é um dos maiores centros turísticos do Centro-Oeste, devido às águas quentes e à infraestrutura de hotelaria. As reservas naturais de águas termais fomentam a economia e favorecem a realização de grandes eventos em Caldas Novas. Porém, esse contexto de entretenimento, alimentado por grandes shows do segmento sertanejo universitário, tem causado muitos problemas à população.
O transtorno se deve à festa mais aguardada por aqueles que já se tornaram visitantes assíduos: o Caldas Country. Com mais de 30 horas de música, o evento reúne cerca de 50.000 pessoas por dia, todas ligadas a um só gênero musical. Sua fama teve alcance além das fronteiras da música brasileira e alcançou Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Argentina, o que lhe rendeu o título de maior festival de música sertaneja do mundo.
Além de superlotar os diversos camarotes e pistas de dança, os turistas hedonistas se relaxam nas piscinas de águas quentes. Entretanto, deixam a sujeira, trabalho com carga horária abusiva e a tão temida falta de água: chegamos a ficar dias sem água nas torneiras, porque ela é direcionada para os clubes e parques aquáticos. Outros serviços, como coleta de lixo e limpeza das ruas, ficam comprometidos nos bairros periféricos, e, outro problema, ainda, a dificuldade de locomoção, ir ao banco, à farmácia ou ao mercado no centro da cidade, fica impossível, a cidade fica intransitável, o que de certo modo cerceia o nosso direito de ir e vir.
Levando em consideração a expectativa que muitos ainda têm em relação à nossa região, penso que devemos visar o que a nossa cidade ainda tem a oferecer aos demais. Somos conhecidos pela qualidade dos nossos eventos e acomodações, mas onde está essa qualidade quando o assunto é a vida da nossa população? É possível equilibrar as duas coisas, receber grandes eventos sem causar danos aos moradores?
Aponto que sim. Acredito que devemos discutir, talvez por meio de audiências públicas, os pontos negativos do Caldas Country e propor saídas que visem adequá-lo ao bem-estar social da população.
Ressalto que, no lugar onde vivo ocorrem problemas que não têm perspectiva de serem resolvidos a curto prazo, pois a maioria dos habitantes enfrenta essa realidade com resignação, onde os políticos não apresentam interesse em bastar essa problemática costumando defender as regalias minoritárias de hoteleiros e empresários. Se houver interesse da sociedade civil organizada e da administração pública, podemos buscar juntos, isto é, por um viés democrático, o equilíbrio entre o que se entende por nossa vocação turística e pela garantia dos direitos daqueles que aqui moram e fazem a cidade funcionar – não apenas nos dias de festas –, pois o palco maior, que é nossa cidade, não pode ser ofuscado pela espetacularização da indústria do entretenimento, que beneficia alguns grupos e ignora o bem-estar da população, que é um direito universal.
Disponível em: blioteca/nossas-publicacoes/textos-dos-finalistas/artigo/2290/texto-dos-alunos-finalistas-de-2016>. Acesso em: 23 mar. 2017.

1. Qual é a tese defendida pela autora do texto?

A - As festas mais aguardadas pelos visitantes de Caldas Novas causam grandes transtornos na cidade.
B -As águas termais do lugar fomentam e favorecem a realização dos grandes eventos na cidade de Caldas Novas.
C- Os políticos defendem uma minoria de hoteleiros e empresários e por isso não lutam contra os problemas da cidade.
D - É possível com a ajuda de todos buscar o equilíbrio entre os grandes eventos na cidade de Caldas Novas e o bem-estar da população local.
E -O direcionamento da água para clubes e parques aquáticos, é uma das razões para a sujeira, trabalho com carga abusiva e falta de água na cidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
12

Alternativa D.

A tese é a ideia principal de um texto. É o ponto de vista defendido pelo(a) autor(a). Então, temos que responder à pergunta: o que a autora defende nesse texto?

A autora defende que é possível com a ajuda de todos buscar o equilíbrio entre os grandes eventos na cidade de Caldas Novas e o bem-estar da população local.

Essa ideia aparece no último parágrafo do texto.


Os outros itens apresentam fatos, informações trazidas pela autora para fundamentar o seu ponto de vista.

Respondido por nicolasfernando702
5

Resposta:

1) Muitas pessoas no mundo inteiro têm acesso à coleta do lixo? "

"2 billion people don't have access to waste collection services."

2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de coleta de lixo.

2) Em cada 10 pessoas quantas respiram o ar poluído?

"9 out of 10 urban residents breathe polluted air"

9 em cada 10 residentes urbanos respiram ar poluído.

3) E quanto aos moradores das favelas, o que o infográfico nos informa?

"1 out of 4 urban residents live in slum-like conditions."

1 em cada 4 residentes urbanos vive em condições de favela

Explicação:

Perguntas interessantes