O país apresenta uma grande ocupação territorial muito diversificada, demonstrando a heterogeneidade estatístico-demográfico de sua população. Há unidades da federação extremamente povoadas, como Brasilia e Rio de Janeiro, e áreas de baixíssima densidade como em Roraima e no Amazonas. Explique a concentração da população brasileira na vertente oriental do país.
Soluções para a tarefa
Olá!
resente o litoral do país, onde houve grande processo de colonização em decorrência da exploração possibilitada pela presença de solos muito férteis, mas também, pelas agriculturas disponíveis.
Logo, o processo de ocupação do local está intimamente atrelado às questões coloniais e de que forma se deu a ocupação do território ainda no início das primeiras atividades.
A parte oriental do Brasil possui índices de desenvolvimento humano mais baixos, que reduzem a qualidade de vida das populações além de estimular a migração para áreas com melhores condições de sobrevivência.
A baixa demografia também está ligada às áreas florestais da Amazônia, que dificulta o tanto o acesso aos serviços governamentais como na densidade populacional.
Demografia região Norte
É a maior região do país, mas possui uma população pequena, superando apenas o Centro-Oeste. A população absoluta da região Norte é cerca de 8% da população total do país, totalizando 15.864.454 pessoas (censo de 2010).
Existem várias lacunas populacionais que podem ser identificadas, de modo que sua população relativa é de 4,1 habitantes por km². Essa é uma realidade que existe em todos os estados que compõem a região.
A maioria da população está localizada em centros urbanos, distribuídos em cerca de 500 municípios da região.
Para mais informações sobre região Norte, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/9984363
#SPJ3