O padre José de Anchieta descreveu o que ocorreu:
No mesmo ano de 1562, por justos juízos de Deus, sobreveio uma grande doença aos índios e escravos dos portugueses, e com isto grande fome, em que morreu muita gente, e dos que ficavam vivos muitos se vendiam e se iam meter por casa dos portugueses a se fazer escravos, vendendo-se por um prato de farinha, e outros diziam, que lhes pusessem ferretes, que queriam ser escravos: foi tão grande a morte que deu neste gentio, que se dizia, que entre escravos e índios forros morreram 30.000 no espaço de 2 ou 3 meses.
De acordo com o texto acima, o padre Anchieta descreve uma grande mortandade Indígena.
Marque a alternativa que diz o que foi essa mortandade:
a) Foi um caso isolado em que os indígenas morreram porque não queriam se sujeitar à escravidão e se propuseram a cometer um suicídio coletivo.
b) Foi um caso grave pois foram muito índios que morreram devido à contaminação pelo vírus da gripe que foi trazido pelos portugueses.
c) É um dos casos que especifica o genocídio indígena, que foi a epidemia de varíola que matou mais de 30.000 índios na Bahia, entre 1562-1565.
d) A grande perda de índios foi um grave acontecimento designado de genocídio e foi devido à febre amarela que muitos contraíram.
e) Foi uma terrível perda das populações indígenas que foram contaminadas de doenças trazidas pelos europeus, principalmente a febre chikungunya.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
d) a grande perda de índios foi um grave....
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás