O padrão de produção, na Revolução Industrial, era norteado pela quantidade. Ou seja, além dos trabalhadores terem jornadas de trabalho com carga horária estendida, uma das grandes preocupações, por parte dos donos de fábricas, era a otimização do trabalho. Isso, inclusive, foi um dos motivos pelo qual foram desenvolvidos maquinários que otimizassem a produção.
Agora, imagine que você é chefe de uma fábrica de tecelagem e deve entregar um número grande de tecidos em um mês. Para tanto, as máquinas de sua fábrica deveriam funcionar 16 horas por dia, assim, os funcionários que operam tais maquinários deveriam trabalhar todo esse horário nesse período. Além de ser uma jornada em condições subumanas, ou seja, submetidos à insalubridade das fábricas de tecelagem e com cargas horárias extenuantes. A maioria de seus funcionários tem filhos entre a faixa etária de 5 a 8 anos e, portanto, devem ficar com eles em um período do dia. Sem mencionar que nessa faixa etária muitas crianças facilmente adoecem com gripes e doenças virais.
Diante disso, você deve tentar solucionar o problema apresentando uma solução harmônica para todos os envolvidos em tal situação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diante da questão de jornada em condições subumanas, e as cargas horárias extenuantes, vale a pena pensar no corte de gastos na medida do possível, para que seja redirecionado para a melhoria do ambiente de trabalho. Nesse sentido vale então utilizar do sistema de gestão Taylorismo, que visa a pratica de diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada. Com um bom ambiente de trabalho a mão de obra será de melhor qualidade, pois é fundamental um bom descanso e qualidade de ambiente. A pratica da Teoria de Herzberg, que é voltada para entender os fatores responsáveis pela motivação e satisfação das pessoas em um ambiente de trabalho. O que irá proporcionar um bom desempenho.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Diante desse cenário, o ideal é conciliar tanto os interesses do chefe quanto os dos funcionários. Ou seja, para tal, o mais adequado seria dividir os funcionários em cargas horárias, para que pudessem lidar com o trabalho e a família, e ainda manter a fábrica sempre funcionando. Ou ainda, contratar funcionários extras por um período temporário, para que dessem conta de possíveis lapsos do quadro laboral da fábrica.
Com essas sugestões, o maquinário trabalharia o necessário todos os dias, visando o querer do chefe e o dos funcionários.
Explicação:
RESPOSTA do AVA