Biologia, perguntado por lisalisaana, 7 meses atrás

O padrão da pelagem em coelhos é condicionado por uma série alélica constituída por
quatro alelos: C, padrão selvagem; Cch, padrão chinchila; Ch, padrão himalaia; e Ca,
padrão albino. A relação de dominância é a seguinte: C > Cch > Ch > Ca. Um macho
chinchila, descendente de pai selvagem e mãe albina, é cruzado com uma fêmea himalaia, cujo pai era albino. Desse acasalamento originaram-se 12 crias.
Pergunta-se:
a) Quais as proporções de genótipos e fenótipos do acasalamento em questão?
b) Como se distribuem, teoricamente, essas 12 crias genotípica e fenotipicamente?
c) Qual a probabilidade teórica de, nessas 12 crias, encontrar-se um macho chinchila?
d) Qual a probabilidade teórica de, nessas 12 crias, encontrar-se uma fêmea albina?

Soluções para a tarefa

Respondido por JoséSalatiel
2
  • (a) A proporção de genótipos e fenótipos é de 4 : 3.
  • (b) As 12 crias se distribuem em 3 crias para cada genótipo e para o fenótipo, 6 crias do padrão chinchila, 3 crias do padrão himalaia e 3 crias do padrão albino.
  • (c) A probabilidade de encontrar um macho chinchila em meio as 12 crias é de 1/4.
  • (d) A probabilidade de encontrar uma fêmea albina em meio as 12 crias é de 1/8.

O primeiro passo para fazer o cruzamento e descobrir o que nos é solicitado é descobrir os genótipos dos parentais que acasalaram e geraram essas 12 crias.

Sabendo que o genótipo para esse padrão é formado por dois alelos, se o macho é chinchila, possui o alelo Cch e como possuía descendência de mãe albina, possui o gene Ca. Já a fêmea, como é padrão himalaia, possui alelo Ch e descendente de pai albino, possui o alelo Ca.

Diante disso, o genótipo dos parentais macho e fêmea são, respectivamente, CchCa e ChCa. Para responder a questão, vamos fazer o cruzamento:

       Cch        Ca

Ch   CchCh   ChCa

Ca   CchCa   CaCa

Vamos aos itens em questão, sabendo que o genótipo é a constituição gênica e o fenótipo é a expressão visual do gene para uma característica.

Item (a) - Sendo assim, a proporção de genótipos e fenótipos é de 3 : 4, ou seja, no cruzamento, obtemos quatro genótipos (CchCh, ChCa, ChCa e CaCa), mas apenas 3 fenótipos, já que CchCh e CchCa apresentam padrão chinchila, ChCa do padrão himalaia e CaCa do padrão albino.

Item (b) - No cruzamento obtemos apenas 4 genótipos, mas segue a proporção para as 12 crias, ou seja, 3 crias CchCh, 3 crias CchCa, 3 crias ChCa e 3 crias CaCa, ademais, os fenótipos se distribuem em 6 crias do padrão chinchila, 3 crias do padrão himalaia e 3 crias do padrão albino.

Item (c) - Se a probabilidade de encontrar um chinchila nesse cruzamento é de 6 a cada 12 (1/2) e a probabilidade de ser macho ou fêmea é de um a cada 2 possibilidades, temos que, a probabilidade de encontrar um macho chinchila nessas crias é de 1/4.

\large{\text{$\sf{\dfrac{6}{12}\cdot\dfrac{1}{2}=\dfrac{1}{2}\cdot\dfrac{1}{2}=\dfrac{1}{4}}$}}

Item (d) - Se a probabilidade de encontrar um albino nesse cruzamento é de 3 a cada 12 (1/4) e a probabilidade de ser macho ou fêmea é de um a cada 2 possibilidades, temos que, a probabilidade de encontrar um fêmea albina nessas crias é de 1/8.

\large{\text{$\sf{\dfrac{3}{12}\cdot\dfrac{1}{2}=\dfrac{1}{4}\cdot\dfrac{1}{2}=\dfrac{1}{8}}$}}

  • Saiba mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/20731367

https://brainly.com.br/tarefa/979248

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Anexos:
Perguntas interessantes