O paciente silencioso tem sido objeto de muitas discussões entre grupo-terapeutas, sendo que inúmeros trabalhos abordam essa situação, sob ângulos diversos. Em linhas gerais, vale reiterarmos que é necessário discriminar entre as distintas causas e formas de atitude silenciosa, tanto nos pacientes em que esta é permanente, como naqueles em que ela é transitória. Zimerman ao longo de sua obra tece várias pontuações acerca do significado do silêncio dentro de grupos. Dessa forma, um paciente em grupoterapia pode se manifestar como silencioso por várias razões. Assinale a alternativa que não corresponde a uma razão atribuída ao silencio a partir das concepções de Zimerman. Escolha uma: a. A probabilidade mais comum é que a atitude silenciosa esteja traduzindo uma forma de resistência que lhe sirva de proteção contra o acesso a sentimentos que ele não quer (não pode) reconhecer, remexer e, muito menos, compartir com os pares. b. O silêncio dentro dos grupos e raro e, portanto, não merece atenção por parte do grupoterapeuta. Quando o mesmo ocorre basta que o terapeuta peça ao indivíduo silencioso que se expresse sem medo. c. O paciente tem necessidade de um longo período para ‘‘observar" o funcionamento do grupo, até desenvolver um a confiabilidade nos demais. d. Severas inibições de natureza fóbica ou esquizóide (o que não invalida, no entanto, a possibilidade de que, mesmo silencioso, ele se mantenha bem atento, interessado e com boa integração na tarefa grupal). e. O silêncio esteja expressando um a atitude hostil, tanto de desafio como de indiferença e desdém por todos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Resposta:
Alternativa : b. O silêncio dentro dos grupos e raro e, portanto, não merece atenção por parte do grupoterapeuta. Quando o mesmo ocorre basta que o terapeuta peça ao indivíduo silencioso que se expresse sem medo.
Explicação:
Respondido por
15
Resposta:
O silêncio dentro dos grupos e raro e, portanto, não merece atenção por parte do grupoterapeuta. Quando o mesmo ocorre basta que o terapeuta peça ao indivíduo silencioso que se expresse sem medo.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás