Saúde, perguntado por VERAS19, 11 meses atrás

O paciente Jorge compareceu ao consultório odontológico devido a um incomodo que vem sentindo "num dente é de trás quando como doce", disse ele. Ao realizar o exame clínico do paciente, e um minucioso exame tático visual, a dentista Maria Adelaide percebeu que na parte distal do sulco central do elemento 36 havia escurecimento. Além disso, durante a verificação tátil, uma pequena cavidade que retinha o instrumento, como se o mesmo caísse num "buraco negro". Além disso, Jorge relatou também que havia ido ao consultório cerca de 6 meses antes e feito radiografia para este dente mas não pode voltar para verificar o resultado.

Diante deste quadro, a dentista Maria Adelaide concluiu que seu próximo passo seria

Escolha uma:
a.
realizar um exame utilizando a FOTI, já que essa técnica pode indicar a profundidade da provável cárie encontrada.

b.
solicitar a realização de uma radiografia BiteWing (interproximal), para diagnóstico da provável cárie e verificar a progressão da mesma. (CORRETA)

Deve-se sempre optar pelo método menos invasivo primeiro, e só após a confirmação do diagnóstico iniciar um tratamento, portanto, o primeiro passo é utilizar exames complementares para embasar a decisão de tratamento. Neste caso o mais indicado seria a radiografia bite-wing pois essa imagem permite o claro diagnóstico da lesão cariosa que já atingiu a dentina, além disso o paciente possui uma imagem prévio com a qual pode-se realizar comparações. A FOTI não pode ser utilizada pois ela serve apenas para diagnóstico em esmalte.

c.
iniciar a retirada do tecido danificado e prosseguir com a restauração.

d.
realizar selante neste dente afim de impedir que a cárie de esmalte progrida.

e.
encaminhar o paciente para um tratamento endodôntico, além de enfatizar a utilização de flúor adicional após a escovação.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiracristiane168
1

Resposta:

é a letra B.

Espero te ajudado

Respondido por marciotessaro
1

Resposta:

b.

solicitar a realização de uma radiografia BiteWing (interproximal), para diagnóstico da provável cárie e verificar a progressão da mesma.

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes