Saúde, perguntado por vickyvsqz, 3 meses atrás

O paciente deu entrada na UTI neonatal nível 2, era um lactente de 1 semana, nascido com 37 semanas. Esta criança nasceu inicialmente com
hiperbilirrubinemia indireta, mas agora também tem níveis cada vez mais elevados de bilirrubina direta (ver medidas na tabela abaixo). O
neonatologista solicitou teste de bilirrubina conjugada e não conjugada devido ao aumento do nível elevado de bilirrubina direta. O teste de
bilirrubina conjugada não é realizado rotineiramente em nosso laboratório hospitalar e precisa ser enviado.
Sabendo que a pigmentação é descrita como um processo de acúmulo intracelular de pigmentos, de etiologia fisiológica ou patológica, sendo
classificada como endógena ou exógena. Um exemplo patológico de pigmentação é a icterícia.

Responda as seguintes perguntas, com base na
situação apresentada:

1. A icterícia está associada à essas alterações dos níveis de e bilirrubina do indivíduo?
II. Qual é a diferença entre bilirrubina conjugada e bilirrubina direta (não conjudaga)?
III. Quando a bilirrubina conjugada precisa ser avaliada?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anders1lva
5

1) A icterícia é a coloração amarelada da pele e está associada ao aumento da bilirrubina total, logo, o indivíduo está com ictericia.

2) A bilirrubina conjugada é solúvel em água, sendo convertida nos hepatócitos, por isso, é correlacionada com condições hepáticas.

A bilirrubina indireta é insolúvel em água, estando fora do hepatócito, correlacionando mais com condições de hemólise.

3) A bilirrubina conjugada sempre deve ser investigada quando suspeita-se de ictericia de causa hepática, infecções hepáticas e celostáticas.

Como interpretar as bilirrubinas?

Ictericia é, por definição, a modificação para coloração amarelada da pele e das mucosas por aumento da bilirrubina.

Como o paciente apresenta-se com aumento da coloração amarelada sendo justificada pelo aumento das bilirrubinas, ele possui icterícia.

II) A bilirrubina indireta é também chamada de não conjugada, ou seja, ela é insolúvel em água, logo, para ser transportada até o hepatócito (figado) onde será conjugada, é associada à albumina.

A bilirrubina direta é produto da bilirrubina indireta que sofre a conjugação, conferindo a solubilidade necessária para poder ser excretada pelas vias urinárias, fecais e sudorética.

A bilirrubina conjugada precisa ser avaliada quando o aumento das bilirrubinas totais não são justificadas pelo aumento da bilirrubina indireta, ou seja, a bilirrubina total está aumentada, mas a indireta não está.

  • Além disso, diante da suspeita clínica de hepatites, deve-se solicitar a bilirrubina direta, pois verificará se há lesão hepática e, um dos marcadores, é a bilirrubina direta (conjugada).

Veja mais sobre Fígado em:

brainly.com.br/tarefa/2319074

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes