O paciente com a doença COVID-19 apresenta geralmente os seguintes
sintomas e sinais:
• Febre (>37,8ºC);
• Tosse;
• Dispneia;
• Mialgia e fadiga;
• Sintomas respiratórios superiores; e
• Sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros).
(help!!!)
Soluções para a tarefa
Febre é o aumento da temperatura corporal controlada pelo hipotálamo em resposta a um antígeno(agente que ativa sistema imunológico).
Tosse é uma contração do diafragma com intuito de liberar as vias respiratórias.
Dispneia é sensação de falta de ar, na covid-19 isso ocorre por causa que uma das reações do vírus ao infectar células pulmonares é a contração dos brônquios, o que realmente dificulta a respiração da pessoa podendo levar a letalidade.
Mialgia e fadiga são dores musculares e cansaço respectivamente, e isso ocorre devido a contração dos brônquios, logo seu corpo oxigeniza menos sangue, logo o suprimento de oxigênio chega escasso ao resto do corpo.
Sintomas respiratórios mais graves se dão pelo mesmo motivo do vírus infectar células pulmonares e as usá-las para sua replicação.
Sintomas gastrointestinais, estuda-se varias teorias para explicar, algumas são sobre reflexo da resposta inflamatória, lembrando que cada pessoa pode reagir ligeiramente diferente aos sintomas devido seu próprio corpo, mas no geral acreditam que aqueles com esses sintomas tem relação com maior carga viral em seu organismo.
Em meu instagram eu fiz tirinhas informativas sobre o corona para explicar alguns aspectos da doença de forma simples, espero que ajude.
@wi3a93
Resposta:
Os sintomas começam a aparecer a partir dos 7 dias de contaminação.
febre: acima de 38
tosse: seca
dispneia:aguda
fadiga:por causa da febre
falta de ar:casos graves
diarreia:ocasionada por má alimentação
Explicação: