O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar:
(Ref.: 202107587362)
A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo.
O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.
A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.
A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.
A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.
Explicação:
Antes de tudo, vamos ao conceito de Plasticidade:
1 -Capacidade de um sujeito para se adaptar às condições ambientes.
2 - Característica do que é plástico, possível de ser moldado ou modelado.
O texto do enunciado explora a capacidade do tecido ósseo de sofrer ajustes de acordo com eventos e contextos em que é exposto. Isso se da pela capacidade do tecido ósseo de ser regenerado, graças aos Osteoblastos e Osteócitos, oferecendo capacidade de renovar a matriz orgânica (colágeno) e mineral (fosfato de cálcio) do osso, de suma importância em eventos de regeneração, como traumas e fraturas.
Ao mesmo tempo, em determinadas situações o tecido ósseo pode ser degenerado por algumas de suas próprias células, os Osteoclastos. Esse fenômeno é de suma importância para determinadas situações, como no caso de baixa concentração sanguínea de cálcio, em que o mineral do osso é reabsorvido para a corrente sanguínea.
Portanto, a resposta que condiz com o enunciado é:
C) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.