O oriente próximo e o surgimento das primeiras cidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
est\ado
Explicação:
Resposta:
É muito difícil precisar a origem das cidades na história da humanidade, mas é fato que existiram desde a Antiguidade. Filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, já apresentavam em suas reflexões algumas preocupações com as cidades e o modo de vida de seus habitantes.
Para a geografia, o surgimento das cidades está vinculado às possibilidades de sobrevivência do homem fora do meio rural por meio da produção de excedentes alimentares (revolução neolítica).
Enquanto as sociedades humanas não aumentaram sua capacidade produtiva a ponto de conseguir produzir alimentos em quantidade suficiente para abastecer a população que vivia no campo e sustentar outra parcela fora dele, as cidades também pouco se desenvolveram.
Assim, surgiram, nas primeiras cidades, novas formas de organização social, visto que as atividades desenvolvidas eram completamente diferentes daquelas que predominavam no campo. Os excedentes eram transportados para as cidades e lá eram comercializados ou transformados em novos produtos, fazendo surgir novos grupos e relações sociais entre os seus habitantes e o meio rural.
As cidades mais antigas, segundo os arqueólogos, surgiram na Mesopotâmia, região do Crescente Fértil, na planície dos rios Tigre e Eufrates, atual Oriente Médio, por volta de 3500 a.C. e, pouco mais tarde, no vale do Nilo (Egito), vale do Indo (atual Paquistão), vale do Hoang Ho (China), na Grécia e, em Roma, entre 3000 e 1500 a.C.