O organismo humano possui três tipos de músculos: músculo liso, de contração involuntária encontrado em órgãos internos como o intestino; músculo estriado cardíaco, de contração involuntária encontrado apenas no coração; e músculo estriado esquelético, de contração voluntária encontrado conectado ao esqueleto e responsável por nossa mobilidade e postura.
O músculo estriado esquelético é constituído por fibras de dois tipos:
- Fibras de contração lenta, que são conhecidas como fibras do tipo I, lentas oxidativas ou vermelhas, realizam respiração celular em grande quantidade e são estimuladas em maior número nos atletas de atividades de resistência, como os maratonistas;
- Fibras de contração rápida, também denominadas de fibras do tipo II, fibras brancas ou fibras de força, são encontradas em maior quantidade em atletas de atividades de força e realizam fermentação lática, como em velocistas.
Pessoas sedentárias em geral apresentam quantidades semelhantes de ambas as fibras musculares. Levando em consideração os dois corredores citados anteriormente, um maratonista e um velocista, responda as questões abaixo:
a) Aponte qual dos dois tipos de fibras musculares espera-se encontrar mitocôndrias em maior quantidade, e justifique sua resposta.
b) Sabendo que o organismo humano é adaptado para produção de energia em condições anaeróbicas e aeróbicas e levando em consideração que os músculos necessitam de energia para seu metabolismo e movimentação, cite o processo que ocorre em cada uma dessas condições, explique quando ocorre cada um e aponte em qual tipo de fibra, cada processo ocorre em maior quantidade?
c) Indique qual a composição das fibras musculares e cite o principal macronutriente que deve estar presente na alimentação diária de um atleta, caso ele queira ter aumento de massa muscular (hipertrofia).
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) espera-se encontrar a maior quantidade de mitocôndrias nas fibras de contração rápidas. As mitocôndrias são organelas encontradas, normalmente, em locais do citoplasma onde o gasto de energia é intenso, nesse caso, nas fibras de contração rápidas.
B)A via anaeróbica é uma atividade metabólica mais primitiva e corresponde a uma degradação incompleta da molécula e apenas 20% da energia contida nela é transferida para o ATP (adenosina trifosfato). Esse processo não depende da presença de oxigênio e é realizado no citoplasmas de células procariontes e algumas células eucariontes, além de incluir algumas células do organismo humano. A via aeróbica é
mais complexa e realizada apenas por células eucariontes, no interior de organelas chamadas de mitocôndrias e apenas na presença obrigatória do oxigênio; esta via disponibiliza muito mais ATP que a via anaeróbica.
O Processo anaeróbico ocorre em atividades mais lentas, onde exigem menor quantidade de ATP. A respiração anaeróbica acontece sempre no citoplasma das células e não é uma forma muito eficaz de gerar ATP. Isso porque, no final do processo, a energia gerada é bem pouca — mais especificamente, um mol de glicose vai gerar somente dois mols de ATP.
Já respiração aeróbica, diferente da anaeróbica, é o processo que descrevemos. Como você percebeu, ele é mais complexo e eficiente, e utiliza o oxigênio como um dos principais componentes nas reações de obtenção de energia. Isso pode ser observado com facilidade na fase de fosforilação oxidativa, o processo que acontece nas mitocôndrias das células e usa um dos produtos da glicólise — o piruvato. Essa forma de obtenção de energia gera trinta e seis mols de ATP com apenas um mol de glicose.
Na fibra de contração lenta, é encontrada maior atividade anaeróbica e na fibra de contração rápida é encontrada maior quantidade de atividade aeróbica da célula.
C) é constituído por miofibrilas, que são feixes cilíndricos, nos quais os filamentos de actina e miosina estão dispostos em uma série de unidades contráteis que se repetem, denominadas de sarcômeros.
Os principal macronutriente presente na alimentação de um atleta de hipertrofia é a proteína.
Explicação:
As fibras do tecido muscular são divididas em três grupos, o tipo I, que são as fibras vermelhas e aeróbica, que são conhecidas como oxidativas de contração lenta; o tipo II, que são subdivididas entre A e B, as tipo II A são as fibras brancas, anaeróbicas, e são chamadas de glicolíticas de contração rápida, já as B são as fibras oxidativas glicolíticas, consideradas de intermediárias de contração rápida.
Fibras musculares e suas características
Com relação a quantidade de mitocôndrias, na primeira questão presentes nas fibras, as fibras do tipo I estão em maior número do que a do tipo II já que, estas apresentam em sua composição um número pequeno de mitocôndrias, e uma limitada capacidade metabólica aeróbica, por isso são pouco resistentes ao índice de fadiga.
Ademais, com relação a utilização energética, na segunda questão, existem duas principais vias, a aeróbica e anaeróbica, na primeira, a presença do oxigênio é indispensável para a obtenção de ATP, sendo assim, acontece em maior quantidade com as fibras do tipo I. Já a via anaeróbica, é uma degradação incompleta, todavia, acaba disponibilizando mais ATP no final do que a aeróbica, e ocorre em maior frequência nas fibras do tipo II.
Dessa forma, como pedido na última questão, as fibras são constituídas por miofibrinas, ademais, nas fibras do tipo I tem concentrações de mioglobina mais elevadas que as fibras rápidas, e alta concentração de mioglobina, por isso, para a reposição e recuperação das fibras após os exercícios, e com o objetivo de hipertrofia, o atleta deve consumir muita proteína em sua dieta.
Leia mais sobre fibras musculares: https://brainly.com.br/tarefa/49471302
#SPJ2