Administração, perguntado por adailton1504, 1 ano atrás


O orçamento público transforma-se em lei após passar por um processo de ampla negociação, em que os governos federal, estadual e municipal deixam claro como pretendem gastar a curto e médio prazo os recursos arrecadados com impostos, contribuições sociais e outras fontes de receita. A elaboração do orçamento público é obrigatória a todos os níveis de governo. A elaboração do orçamento segue uma periodicidade prevista em lei e na Constituição Federal de 1988. Assim, ele acontece de forma cíclica, de maneira que todas as ferramentas se encaixem, ou seja, formando uma orientação lógica para orientar o orçamento público. Isso é chamado de ciclo orçamentário.


Politize! Orçamento público: entenda como é definido. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2018.

Considerando o enunciado acima e as ideias que ele transmite, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. A Lei que institui o Plano Plurianual, popularmente conhecido como PPA, estabelece as metas e as prioridades da Administração Pública Federal e as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

PORQUE

II. É ela que orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências oficiais do governo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Haicki
6

Acredito ser: asserção I é proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


jorgeandrianip4yzlv: Na pagina 123, 2º parágrafo do Livro é claro quando diz que: a LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual LOA a qual dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências oficiais do governo>
Portanto se atentarmos para o que diz o enunciado do item II, veremos que ele enfatiza que é a LDO é quem dispõe as alteração na legislação tributária, portanto é falsa também. Vou de opção I e II são falsas.
Me corrijam se eu estiver equivocado
rICAsAVIO: Também tenho este entendimento; que ambas são falsas.
jvlmaraujo: Gente, o PPA, estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras decorrentes, e para asrelativas aos programas de duração continuada.
jvlmaraujo: A LDO, compreende as metas e as prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências oficiais do governo. Com isso vou que as I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa a I. Correto Letra B. Vide pg 123.
Respondido por laydhieneadesouza
5

Resposta: Alternativa 5 , ambas são falsas !

Explicação:

1° INCORRETA!

No livro diz que o PPA estabelece pela FEDERAÇÃO, as Prioridades da Administração FEDERATIVA para despesas de capital. - Pagina 171 e 172

2° INCORRETA!

Na alternativa diz que a PPA orienta a LOA, porém a LOA, é orientada pela LDO!! - pagina 175 ( Art.165, 2° paragrafo da constituição da republica...)

Perguntas interessantes