O operário construiu a casa
Sujeito:_______
Núcleo do sujeito:________
Tipo de sujeito:_________
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sujeito: operário
Núcleo do sujeito: operário
Tipo de sujeito: Simples
Explicação:
O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo.
O núcleo do sujeito é definido como a palavra que forma e relaciona o sujeito com as outras palavras da frase. Ele é o termo que possui a maior relevância semântica dentro de uma oração.
Pode ser formado um substantivo, pronome substantivo, numeral substantivo ou qualquer outra palavra substantivada. Confira nos exemplos abaixo o sujeito e seu núcleo:
- Meu colega não conseguiu a bolsa. (Na oração, “meu colega” é o sujeito e “colega” é o núcleo)
- Elas estavam conversando na aula. (Na oração, “elas” é o sujeito e “elas” também é o núcleo)
Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado. Veja abaixo mais explicações.
Sujeito simples
A oração é formada por um sujeito simples quando o sujeito apresenta apenas um núcleo. Nesses casos, o verbo da frase está ligado a uma só pessoa, substantivo, pronome ou numeral. Confira nos exemplos:
- Camillo é professor de ciências. (O núcleo/sujeito simples é o nome “Camillo”)
- Felipa é filha do diretor da empresa. (O núcleo/sujeito simples é o nome “Felipa”)
Sujeito composto
A oração é formada por um sujeito composto quando o sujeito apresenta dois ou mais núcleos. Nesses casos, o verbo da frase está ligado a duas ou mais pessoas, substantivo, pronome ou numeral. Confira nos exemplos:
- Leonardo, Patrícia, Alberto e Júnior são os coordenadores da associação. (O núcleo/sujeito composto são os nomes “Leonardo, Patrícia, Alberto e Júnior”)
- Adriano e Wesley começaram a se desentender no auditório. (O núcleo/sujeito composto são os nomes “Adriano e Wesley”)
Sujeito oculto
A oração é formada por um sujeito oculto quando o sujeito não está apresentado na frase, mas é possível de ser identificado analisando o verbo presente da frase. Pode ser chamado de sujeito elíptico, desinencial ou implícito. Confira nos exemplos:
- Dançamos muito na boate ontem à noite. (A partir do verbo “dançamos” identificamos que o sujeito desta oração é “nós”)
- Colocaram as duas cadeiras no quarto de hóspedes. (A partir do verbo “colocaram” identificamos que o sujeito desta oração é “eles”)
Sujeito inexistente
Uma oração é identificada com sujeito inexistente quando o verbo é impessoal e não se refere a nenhum ser. O verbo da frase precisa estar na 3ª pessoa do singular. Geralmente essas orações são formadas por verbos ligados a fenômenos da natureza. Confira nos exemplos:
- Choveu muito no final de semana. (O verbo “choveu” exprime um fenômeno da natureza)
- Ainda não anoiteceu. (O verbo “anoiteceu” exprime um fenômeno da natureza)
Sujeito indeterminado
A oração é formada por um sujeito indeterminado quando não é possível identificar a quem o verbo está ligado. Confira nos exemplos:
- Ascendeu a luz no momento da confusão. (Não é possível dizer quem ascendeu a luz no momento da confusão)
- Trouxe as tintas para a oficina de pintura. (Não é possível dizer quem trouxe as tintas para a oficina de pintura)
Resposta:
sujeito: O operario
nucleo do sujeito: operario
tipo do sujeito: simples
Explicação: