O ombro é uma estrutura que é constantemente lesionada, principalmente por atletas. Por este motivo, temos muitas opções de incidência de úmero, para que ele possa ser avaliado em vários ângulos, onde possamos avaliar as várias patologias que o acometem. De acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA sobre o critério de avaliação para incidência de ombro em rotação neutra: A) O tubérculo maior está acima do tubérculo menor. B) Os tubérculos ficam perfilados. C) O tubérculo menor fica sobre a cavidade glenoide D) Os tubérculos ficam paralelos
Soluções para a tarefa
Sobre o critério de avaliação para incidência de ombro em rotação neutra é possível considerar a alternativa correta letra D.
a) Errada - O tubérculo maior está situado lateralmente.
b) Errada - Não perfilados e separados entre si por um sulco profundo, o sulco intertubercular, que aloja o tendão do músculo bíceps braquial.
c) Errada - O tubérculo menor projeta-se medialmente, logo abaixo do colo anatômico.
d) Verdadeiro - Os tubérculos estão laterais um ao outro separados por um tendão.
Rotação neutra do ombro
Esse tipo de rotação, na verdade não há rotação. Explico melhor. Quando um indivíduo sofre um acidente e há suspeita de fratura em região de cintura escapular, as incidências radiográficas são tiradas com o paciente em posição reta de braços e palma voltadas para corpos.
Incidência em rotação neutra ou posição ortostática, usualmente posiciona-se os epicôndilos do úmero distal em um ângulo de cerca de 45º em relação ao chassi. É geralmente menos dolorosa para o paciente.
No resultado do Rx perceberemos terço proximal do úmero, escápula superior e dois terços laterais da clavícula visíveis, incluindo a relação entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide. Com a rotação neutra, tanto o tubérculo maior como o menor estarão em sua maior parte superpostos pela cabeça do úmero.
Aprenda mais sobre raio X aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50792953
#SPJ1