O oficial de justiça recebeu mandado de constatação socioeconômica expedido em ação previdenciária que postula benefício assistencial para pessoa que alega estar em situação de necessidade. Durante a diligência, ao verificar as situações fáticas acerca da dinâmica familiar, após colher as respostas objetivas, o oficial tem a impressão subjetiva de que a parte autora elaborou um "cenário" para simular sua situação de pobreza e necessidade.
Baseado nos conhecimentos ministrados em aula e no material didático, assinale a alternativa que expressa o procedimento correto a ser tomado pelo oficial de justiça no caso em análise:
A
O oficial deve efetuar a devolução do mandado, relatando somente a análise objetiva, guardando para si as impressões subjetivas.
B
O oficial de justiça deve elaborar o auto com as respostas objetivas e impressões subjetivas, sem verificá-las, e deixar que o juiz decida se o autor faz jus ao benefício.
C
O oficial de justiça deve certificar ao juiz suas impressões e esperar despacho que determine o procedimento a ser tomado.
D
O oficial deve verificar junto à vizinhança local a veracidade das respostas objetivas e confrontá-las com as impressões subjetivas, relatando tudo no auto de constatação.
E
O oficial de justiça pode ignorar as informações objetivas e registrar no auto de constatação as impressões subjetivas, pois estas são mais relevantes que aquelas para a decisão final.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra D
Explicação:
É comum se dizer, no âmbito jurídico, que o Oficial de Justiça é a mão longa do Juiz, ou seja, as mãos do Juiz. Isso porque é ele quem executa, de forma efetiva e material, as determinações que o Juiz registra no papel.
Perguntas interessantes