O objetivo principal da Engenharia de Software é a produção de programas de computador de qualidade. Por meio de técnicas consagradas e práticas estruturadas, a aplicação da disciplina já deixou de ser uma opção para se tornar condição indispensável ao sucesso de um projeto de criação de software. No entanto, para que uma organização atinja este objetivo, não basta que ela conte apenas com bons programadores. As práticas de qualidade devem ser onipresentes em todas as etapas do desenvolvimento e não apenas na codificação do programa.
Descreva, de forma global, como deve ocorrer a efetivação da qualidade no processo de desenvolvimento, destacando as práticas os momentos em que devem ocorrer.
Soluções para a tarefa
A efetivação da qualidade no processo de desenvolvimento da Engenharia de Software, constituem a base dos métodos, tecnologias, metodologias e ferramentas que são adotadas na pratica de desenvolvimento de soluções de software.
Os princípios se aplicam ao processo e ao produto de software, em prática é através da adoção de métodos e técnicas para o desenvolvimento de softwares e apps, gerenciando de projetos ligados aos softwares , arquitetar o design estrutural dos programas e realizar testes nos sistemas.
Resposta:
Manter a qualidade no desenvolvimento de softwares é um desafio enfrentado por muitos gestores. Sempre que o sistema é atualizado, é necessário ter atenção redobrada para não gerar erros decorrentes das funcionalidades recém-criadas ou fazer com que uma função pré-existente deixe de funcionar.
Para minimizar esses riscos, implementar o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares é a solução. Além da menor probabilidade de erros, a redução de custos também é um importante benefício dessa estratégia. Entre as práticas que ajudam a manter a qualidade no desenvolvimento de softwares estão testes constantes da ferramenta, revisão de códigos e a organização de uma equipe voltada para descobrir possíveis problemas nos sistemas e processos.
Realizar testes constantemente, são algumas das formas de implementar o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares na empresa. Os testes automatizados de unidade, por exemplo, são os mais utilizados. Feitos por meio de código, essas avaliações são criadas pelos desenvolvedores para testar funcionalidades desenvolvidas. Os testes devem ser realizados novamente sempre que uma alteração for feita no software.
Uma equipe qualificada para o controle de qualidade no desenvolvimento de softwares ser realmente eficaz, é importante não agir apenas na correção de bugs que surgem no caminho. É preciso, ainda, ter um time de qualidade preparado para garantir a usabilidade do sistema e sua consistência. Esses funcionários devem atuar testando os softwares periodicamente para checar se alguma falha é encontrada, pois os testes são a maior garantia de que a qualidade dos sistemas será mantida.
Os indicadores de avaliação para acompanhar as entregas e o trabalho da equipe de desenvolvedores. Essas métricas permitem identificar pontos fortes e pontos fracos, que precisam ser melhorados. Um acompanhamento que pode ser realizado, por exemplo, é a verificação geral dos erros encontrados durante o desenvolvimento do software. É importante lembrar que, atualmente, a qualidade de um software está diretamente ligada à qualidade dos processos usados em seu desenvolvimento. Afinal, ter um sistema que funciona corretamente é fundamental para garantir o sucesso do projeto.
Os benefícios de adotar o controle de qualidade no desenvolvimento de software está a redução de custos: ao prevenir e identificar possíveis falhas, é possível corrigir o desvio a tempo e diminuir o impacto posterior. A qualidade no desenvolvimento de softwares passa por processos bem definidos, que devem ser feitos por uma equipe qualificada, garantindo que as entregas sejam feitas de acordo com as solicitações realizadas pela área de negócio.
Explicação: