História, perguntado por cristianowilerson, 1 ano atrás

O objetivo do sionismo era “normalizar” o povo judeu com a criação de uma nova cultura secular que tinha como base a relação com a natureza e o trabalho físico, rompendo assim com a “herança diaspórica”. O processo de religação do sionismo com a religião foi longo e, até hoje, conflitivo. A justificativa de Theodor Hertzl, criador do sionismo político, para colonizar a terra de Israel não se fundava na religião, mas numa visão pragmática que acreditava que a Palestina era um território pouco habitado e que a emigração judia iria trazer progresso e oportunidades de trabalho para todos (2014, p. 65).
SORJ, B. Geopolítica e cultura: a trajetória de Israel. História, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 57-71, jul./dez. 2014.

Sobre o termo sionismo, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O antissemitismo foi um movimento em defesa da autodeterminação do povo judeu, é um movimento que se fortaleceu como resposta ao sionismo.

b)
Emerge neste período com mais força, na esfera priivada americana, a defesa do antissemitismo, movimento em luta pelo direito de autodeterminação do povo judeu.

c)
O sionismo, movimento em defesa da autodeterminação do povo judeu, é um movimento que se fortaleceu como resposta ao antissemitismo.

d)
O sionismo, movimento que combatia a autodeterminação do povo judeu, é um movimento que se enfraqueceu em relação ao antissemitismo.

e)
Foi eliminado na esfera pública americana, a defesa do sionismo, movimento em luta pelos deveres de autodeterminação do povo judeu.

2)
Grande questão que passou pela ONU e que também dizia respeito às reparações de Guerra foi o julgamento de Eichmann, narrado pela filósofa Hannah Arendt (1999). Ainda na esteira da opinião pública favorável às demandas judaicas, o ex-oficial das SS Adolf Eichmann havia sido capturado, na Argentina, em 1960, e levado a Israel para que fosse julgado, processo que o levou à pena de morte, em 1962. O caso Eichmann, inclusive, foi o precedente para que a organização passasse a atuar como paradigma internacional para casos de crimes de guerra, genocídios e atentados contra a humanidade.
DA SILVA, J. M. China: a questão camponesa na República Popular. 2008. 153 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) ¿ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-22042009-160453/pt-br.php. Acesso em: 7 nov. 2018.



Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I - Embora o Partido Comunista Japonês tivesse sido fundado sem o apoio do Komitern soviético, o ano de 1949 marcou o recrudescimento de uma tensão que vinha sendo gestada há muitas décadas na política japonesa.
II - O julgamento marcou o fortalecimento de uma política de identidade nacional israelense, contribuindo para consolidar as demandas desse estado por reconhecimento internacional e, em paralelo, as tensões no mundo árabe.
III - Em paralelo ao fortalecimento da ONU, uma série de conflitos regionais emergiu nos anos que seguiram à Segunda Guerra, e um dos casos mais importantes é o da Revolução Chinesa.
IV - Após a derrota do Japão na Segunda Guerra e a perda de influência japonesa no território chinês, a Revolução foi importante para consolidar o poder dos comunistas e, sobretudo, para a reverberação internacional da posição chinesa.

É correto o que se afirma apenas em:

Alternativas:

a)
I e II.

b)
I e IV.

c)
I, II e III.

d)
I, III e IV.

e)
II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por acarolzethp5usvj
28

Resposta:

Adg3: 1c,2e,3a,4e

Explicação:


cristianowilerson: Correto, obrigado!!!
Respondido por andrigowacht
1

Resposta:

confirmado no AVA

Explicação:

Perguntas interessantes