Psicologia, perguntado por Hangelita, 11 meses atrás

O objetivo deste Fórum é promover um espaço de debates que o(a) conduza para o desenvolvimento de reflexões importantes para o seu processo de ensino-aprendizagem. Como orientação, partiremos das narrativas defendidas pelo CEFFS-CRES e SUAS cuja proposta é denunciar o racismo presente na realidade brasileira, assim como problematizar o papel do Assistente Social no enfrentamento a esse aspecto da vida social. Embora o racismo seja evidente nas relações cotidianas, visto as diferentes formas de violências que atropelam a população negra, desde a injúria racial à não inclusão no mercado de trabalho, o(a) brasileiro(a) ainda apresenta resistência em compreender que as desigualdades entre negros e brancos é característica da sociedade brasileira. Dado esse contexto, e considerando a dificuldade de compreender a existência do racismo, os Institutos de Pesquisas (IBEG, PNUD, PNAD, por exemplo) utilizam os Indicadores Sociais como um instrumento de denúncia sobre este fenômeno, e, para além desta funcionalidade, os Indicadores Sociais podem contribuir significativamente com a formulação e a reformulação de políticas públicas direcionadas à população negra como possibilidades de minimizar o fosso da desigualdade racial. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto, desenvolva uma análise acerca da importância dos Indicadores Sociais em si, como instrumento de denúncia e de desenvolvimento de ações objetivas para o melhoramento da vida da população negra.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
1

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas.

Perguntas interessantes