Ed. Física, perguntado por BrunaVieira1019, 9 meses atrás

O objetivo de um programa de treinamento é atingir a maestria esportiva, isto é, alcançar a perfeição e máxima habilidade na execução das tarefas de um determinado esporte. Isso só é possível, através de adaptações no organismo dos indivíduos que os capacitam a executar essas tarefas. Esse processo de adaptação é longo e árduo, sendo resultado de alterações funcionais e morfológicas em diversos sistemas fisiológicos.

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.

1. Sabe-se que as adaptações são resultado de ajustes fisiológicos, desta forma, explique de maneira resumida, como acontecem essas adaptações.

Sua resposta aqui.


2. De modo geral, quais são as adaptações em nível celular, morfológico e sistêmico, observadas com o processo de treinamento?

Soluções para a tarefa

Respondido por isasafi
1

Resposta: 1 - As adaptações são resultado de ajustes fisiológicos que ocorrem a cada estímulo de treinamento, ou seja, durante uma sessão de treinamento, o atleta é submetido a estresse, por meio de atividades físicas, e a soma de diferentes sessões serão as responsáveis pelas as adaptações. No entanto, quando se aplica estresse, é importante ter tempo de recuperação, sem estresse, não há adaptação, mas sem recuperação, também não. Ou seja, é importante dosar a quantidade de estresse e recuperação a fim de obter o máximo de adaptação.

2- De forma geral, observamos adaptações, em nível celular, nos sistemas de ressíntese de Adenosina Trifosfato (ATP), ou seja, aumento do número de enzimas, aumento da atividade enzimática, adaptações morfológicas, aumento no tamanho e na quantidade de mitocôndrias, aumento no tamanho das células, como ocorre no tamanho das fibras musculares e na densidade óssea. Há, também, adaptações em nível sistêmico, como melhora da função do sistema respiratório, circulatório e cardíaco, o que possibilita melhora na captação e no transporte de oxigênio para os músculos bem como melhora no suprimento de nutrientes para as células, na eficiência de perda de calor, no sistema neuromuscular e na taxa de disparo de potenciais de ação para o músculo, melhor coordenação intramuscular e intermuscular que resultarão no aumento de força, melhora na taxa de desenvolvimento de força e assim por diante.

pag. 24

Explicação:

Perguntas interessantes