O objetivo da atividade é avançarmos na reflexão sobre ética e liberdade a partir do exemplo de Aristóteles. Siga essas instruções para realizar a atividade. Leia o texto que segue. Na sequência, reflita sobre as cinco afirmações e assinale a única alternativa correta de A a D. Por fim, escreva um texto próprio que justifique e explique a alternativa escolhida por você e porque as demais estão incorretas. . “Em sua Ética a Nicômano, Aristóteles imagina o caso de um capitão de navio que deve levar uma certa carga de um porto para outro. No meio da travessia despenca uma enorme tempestade. O capitão chega à conclusão de que só pode salvar o barco e a vida de seus tripulantes se jogar a carga pela borda para equilibrar a embarcação. De modo que ele a joga na água. Pois bem, ele a jogou porque quis? É evidente que sim, pois poderia não se ter livrado dela e arriscar-se a morrer. Mas é evidente que não, pois o que ele queria era levá-Ia até seu destino final, caso contrário teria ficado sossegado em casa, sem zarpar! De modo que a jogou querendo [...] Mas sem querer. Não podemos dizer que a tenha jogado involuntariamente, nem que jogá-Ia fosse sua vontade. Às vezes poder-se-ia dizer que atuamos voluntariamente [...] contra a nossa vontade. (SAVATER, Fernando. “A Liberdade em Ação”. In: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.103-122). I – o texto permite compreender que a liberdade é sempre contingenciada pela realidade objetiva, portanto, não podemos afirmar a existência de uma liberdade absoluta. II – o texto deixa de lado a noção de destino e, portanto, a necessidade de pensarmos que nossas decisões são apenas manifestações inconscientes de um caminha já traçado. III – o texto afirma que tudo ocorre sem que tenhamos o menor controle sobre as decisões e possibilidades abertas, portanto, é equivocada a ideia de uma finalidade da moral ou da ética. IV – o texto atribui a Aristóteles a noção de uma liberdade de escolha racional, mas que é sempre delimitada por um leque restrito de possibilidades. V – o texto remete à compreensão aristotélica de que a escolha racional nos diferencia dos demais animais e que essas escolhas terão sempre como finalidade a felicidade ou um mal menor. a) as afirmações I, II e III estão coerentes com o texto. b) as afirmações II e III contrariam o que o texto afirma. c) apenas a afirmação V possui plena coerência com o texto. d) apenas as afirmações I e IV contrariam o texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
As alternativas II e III contrariam o texto.
Bem, o destino existe, e nós enquanto indivíduos seguindo a visão Aristotélica temos uma gama de possibilidades que podem ser desenvolvidas ou não de acordo com as decisões que tomamos.
No caso do barco, a liberdade partiu da escolha do indivíduo em não arriscar sua vida para salvar o outro, porém, caso o que ele escolhesse tivesse sido diferente, talvez ambos morressem ou apena o salvo sobreviveria, o que não podemos imaginar já que não aconteceu.
Até mais!
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás