O nutricionista clínico de um hospital referência em oncologia realizou o atendimento de um paciente cujas iniciais do nome eram B. T., do sexo masculino, com idade de 58 anos. Ele apresentava hipertensão e foi internado para quimioterapia devido a um câncer de pele grave. B. T. relatou não ter perdido peso nos últimos meses, apresentando peso de 64 kg e altura de 1,80 metros. O paciente apresentava hipertensão arterial sistêmica. Declarou, ainda, estar sentindo náusea nos últimos dias, apresentando fraqueza, caminhando sozinho lentamente, mas reduziu a ingestão alimentar para 40% do habitual na última semana. Demonstre a aplicação da triagem nutricional NRS, 2002 (critérios e pontuações), classifique o risco nutricional e aponte a conduta frente aos resultados de B. T.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o IMC é <20,5kg/m2
Explicação:
o paciente teve sua ingestão dietética reduzida na última semana
O NRS 2002 foi elaborado com o objetivo de detectar risco nutricional. É uma ferramenta certificada pela ESPEN, sendo recomendado seu uso em adultos.
Ferramenta de triagem nutricional
As questões presentes no NRS 2002 são divididas em duas partes: inicia-se a triagem com questões referentes ao IMC, perda de peso indesejada nos últimos três meses, diminuição do consumo de alimentos na última semana e presença de doença grave.
A triagem final classifica o paciente em escores, onde se avalia o estado nutricional alterado, identificado pela perda de peso e a ingestão alimentar; e o grau de severidade da doença, podendo ter aumento nas demandas nutricionais dos pacientes.
Idosos com idade acima de 70 anos, por serem considerados um grupo de risco nutricional, tem um ponto somado ao escore final.
Após obter a soma dos escores, faz-se a avaliação final, onde considera-se com risco nutricional o escore maior ou igual a três e, para valores menores que três, faz-se necessário o acompanhamento semanal do paciente.
O paciente B.T se encontra em uma situação de risco nutricional, visto que diminuiu sua ingestão para 40% em relação ao habitual, e está em tratamento de quimioterapia.
A nutricionista poderia tentar adicionar alguns suplementos alimentares para aumentar a densidade calórica da refeição. Se o paciente recusar e continuar ingerindo apenas 40%, será necessário avaliar a necessidade de uma terapia nutricional via sonda.
Saiba mais sobre a avaliação do risco nutricional em: https://brainly.com.br/tarefa/10946974
#SPJ2