O número de mortes maternas de um país constitui excelente indicador de sua realidade social, estando inversamente relacionado ao grau de desenvolvimento humano. Reflete, além dos fatores biológicos, o nível socioeconômico, a qualidade da assistência médica, a iniqüidade entre os gêneros e a determinação política de promoção da saúde pública (JÚNIOR, 2006).
JÚNIOR, Carlos Augusto A. Os elevados índices de mortalidade materna no Brasil: razões para sua permanência. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 28, n. 7, p. 377-379, 2006.
Sobre o indicador de mortalidade, complete as lacunas a seguir:
O indicador de saúde mais utilizado para se tomar conhecimento sobre o nível de mortalidade de uma população é o indicador de mortalidade. Ele permite fazer inferência sobre as ____________ de uma determinada população.Os dados gerados a partir desse indicador fornecem informações valiosas, principalmente quando esses são gerados periodicamente a ____________. A ____________ investiga os óbitos prematuros e óbitos causados por determinados agravos à saúde e utiliza dessas informações para que efetivamente consiga evitar a morte e prolongar a vida.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
Escolha uma:
a.
condições de saúde / médio prazo / vigilância epidemiológica.
b.
condições de saúde / curto prazo / vigilância sanitária.
c.
condições sanitária / longo prazo / vigilância sanitária.
d.
condições sanitária / curto prazo / vigilância epidemiológica.
e.
condições de saúde / longo prazo / vigilância epidemiológica. Correto
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As doenças circulatórias constituem a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Na América Latina, as doenças circulatórias respondem por um terço de todas as mortes. São, também, a principal causa de mortalidade no Brasil. Do total de morte, representavam 11,8%, 30,8% e 28%, respectivamente, nos anos de 1930, 1980 e 1994.
SOUZA, M. F. M. et al. Tendências do risco de morte por doenças circulatórias nas cinco regiões do Brasil no período de 1979 a 1996. Arq Bras Cardiol, v. 77, n. 6, p. 562-75, 2001.
No Brasil, os principais dados de mortalidade investigados são:
-coeficientes de mortalidade geral;
-coeficiente de mortalidade infantil;
-mortalidade perinatal;
-mortalidade neonatal e pós- neonatal;
-mortalidade em menores de 5 anos;
-taxa de mortalidade específicas por causas selecionadas.
O risco de morte é medido por uma doença por qual coeficiente?
Escolha uma:
a.
Coeficiente de natalidade.
b.
Coeficiente de risco.
c.
Coeficiente de letalidade. Correto
d.
Coeficiente de morbidade.
e.
Coeficiente de incidência.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os idosos, particularmente os mais velhos, constituem o segmento que mais cresce da população brasileira.As condições de saúde da população idosa podem ser determinadas através dos seus perfis de morbidade e de mortalidade, da presença de déficits físicos e cognitivos e da utilização de serviços de saúde, entre outros indicadores mais específicos.
LIMA-COSTA, Maria Fernanda; BARRETO, Sandhi Maria; GIATTI, Luana. Condições de saúde, capacidade funcional, uso de serviços de saúde e gastos com medicamentos da população idosa brasileira: um estudo descritivo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, p. 735-743, 2003.
Sobre os indicadores de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Indicador de saúde mais utilizado para se tomar conhecimento sobre o nível de mortalidade de uma população é o indicador de mortalidade.
( ) A vigilância sanitária investiga os óbitos prematuros e óbitos causados por determinados agravos à saúde e utiliza dessas informações para que efetivamente consiga evitar a morte e prolongar a vida.
( ) A morbidade é também conceituada como comportamento das doenças e dos agravos à vida em uma população exposta, o que a caracteriza como um fenômeno.
( ) Os inquéritos por registro são realizados diretamente com o informante que relata a queixa da doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V - F - V - V.
b.
F - V - V - V.
c.
F - F - V - V.
d.
F - V - F - V.
e.
V - F - V - F. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
1) A alternativa correta é a letra E! O indicador de mortalidade, para fins de investigação epidemiológica, é usado para descrever as condições de saúde de determinada população e as possíveis intervenções que ali poderiam ser realizadas.
2) O risco de morte é medido por uma doença pelo coeficiente de letalidade. Letra C! O coeficiente de letalidade se trata da proporção de mortes ocorridas em pessoas que foram afetadas por determinada patologia.
3) Apenas a primeira e a terceira afirmativa estão corretas. Letra E! A mortalidade diz respeito à quantidade de mortes de uma população a cada mil pessoas. Já a morbidade diz respeito à quantidade de pessoas que são portadoras de algum agravo.
Bebeuisa:
CORRETÍSSIMAS
Respondido por
7
Você salvou minha vida(ou minha nota). Obrigada
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás