Biologia, perguntado por EduardaJamilly, 1 ano atrás

O número de hemácias em uma pessoa teve alteração depois de ter contato com uma região mais elevada depois de um mês como isso aconteceu?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasemanuelcamargo
1
Com o aumento da altitude, o ar fica mais rarefeito. Isso significa que há menos oxigênio por litro. Logo, as hemácias, células responsáveis por carregar o oxigênio e leva-lo às células, tem muita dificuldade de realizar hematose (passagem do O2 dos alvéolos pulmonares às hemácias).

Pense assim: a pessoa está na praia, e por ser altitude baixa, o pulmão dela tem 60 mols de oxigênio por litro, e seu sangue tem 10 mols de oxigênio por litro. Por difusão, o oxigênio atmosférico entra facilmente no sangue e se liga às hemácias.

O que acontece na montanha, porém, é que o ar tem 12 mols de oxigênio por litro, e seu sangue continua com 10. Concorda que a difusão nesse caso é bem mais lenta? Logo o corpo fabrica o máximo de hemácias para aproveitar o máximo de oxigênio possível. Isso inclusive é uma estratégia dos maratonistas. Eles correm em ambiente rarefeito para produzirem mais hemácias. E quando vão correr, possuem muito mais hemácias que os outros corredores, portanto maior eficiência respiratória.

Os dados que eu coloquei são hipotéticos, mas espero que tenha entendido.
Perguntas interessantes