O número de duplas que podemos formar para uma partida de tênis comum, considerando que dispomos de 6 atletas, é?
Soluções para a tarefa
A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos em que estamos envolvidos, podemos concluir que o número de duplas que podemos formar para um jogo de tênis comum considerando que temos 6 atletas é igual a 15.
Para este exercício devemos envolver nosso conhecimento sobre análise combinatória.
Lembremos que a combinação é um método usado em estatística que consiste em encontrar o número de maneiras que determinados elementos podem ser selecionados de um conjunto de dados.
Diferença entre combinações e permutações.
Embora o conceito geral de combinação e permutação possa ser muito semelhante e, portanto, confundido, a principal diferença entre combinação e permutação é que na combinação a ordem dos elementos selecionados não importa, isso significa que a no caso em que os elementos são os mesmos, eles serão considerados como o mesmo cenário, independentemente da ordem em que os elementos estão.
Em nosso problema, queremos saber o número de duplas que podemos formar com 6 atletas, mas parece que a ordem não importa para nós e, como a ordem não importa, é possível aplicar as combinações.
As combinações podem ser determinadas pela fórmula:
Onde:
Analisando novamente o problema podemos ver que são 6 atletas no total, isso significa que temos 6 objetos em nosso conjunto e como queremos formar pares, o número de escolha dos objetos no conjunto é igual a 2, então substituindo n para 6 e k para 2 podemos obter a expressão:
Vamos relembrar nosso conhecimento sobre fatoriais para simplificar a expressão, por definição o fatorial de um inteiro positivo n, o fatorial de n ou n fatorial é definido em princípio como o produto de todos os inteiros positivos de 1 a n, sendo eo fatorial representado pelo sinal "!".
Primeiro vamos desembrulhar o fatorial 6, vamos pegar o produto de todos os inteiros positivos antes de 6.
- Eliminando termos semelhantes da nossa expressão:
Tomando o produto de todos os inteiros antes de 2, em outras palavras, desembrulhando o fatorial 2: