O número das ‘epopeias regulares’ que sobrevivem é reduzidíssimo. A Divina Comédia não é epopeia em sentido estrito, o Orlando Furioso não é regular, e o Paradise Lost coloca-se intencionalmente fora dos moldes virgilianos. Fica a Gerusalemme Liberata, e sabe-se que Tasso meditara muito antes de encontrar um assunto que pudesse interessar à cristandade inteira – intuito irrealizável depois da Reforma, e que o levou ao artifício de apresentar os cruzados medievais em trajes do Barroco. Camões venceu a dificuldade pela limitação: não pretendeu interessar senão à pequena nação portuguesa, mas naquele momento em que a história de Portugal se confundiu com a maior transição do mundo moderno. O símbolo dessa coincidência é que em Os Lusíadas a história portuguesa inteira aparece como preparação do grande momento histórico das descobertas, assim como o pequeno rio Mondego desemboca no grande Oceano.” O trecho apresentado, do crítico literário Otto Maria Carpeaux, poderia ser parafraseado da seguinte forma: Selecione uma alternativa: a) São poucas as “epopeias regulares” remanescentes. Camões conseguiu fazer uma sem intenção, pois, embora pretendesse fazer uma épica que interessasse apenas ao seu povo, o momento histórico de publicação de Os Lusíadas coincide com o momento em que a história de Portugal significou também a maior transição do mundo moderno. b) São poucas as “epopeias regulares” remanescentes. Camões não conseguiu fazer uma, pois, embora pretendesse fazer uma épica que interessasse ao mundo, o momento histórico de publicação de Os Lusíadas coincide com o momento em que a história de Portugal significou também a maior transição do mundo moderno. c) São muitas as “epopeias regulares” remanescentes. Camões conseguiu fazer uma delas sem intenção, pois, embora pretendesse fazer uma épica que interessasse apenas ao seu povo, o momento histórico de publicação de Os Lusíadas coincide com o momento em que a história de Portugal significou também a maior transição do mundo moderno. d) São poucas as “epopeias reg
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Resposta:
a)
São poucas as “epopeias regulares” remanescentes. Camões conseguiu fazer uma sem intenção, pois, embora pretendesse fazer uma épica que interessasse apenas ao seu povo, o momento histórico de publicação de Os Lusíadas coincide com o momento em que a história de Portugal significou também a maior transição do mundo moderno.
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