História, perguntado por julianaplaten, 1 ano atrás

"O núcleo básico da teoria cepalina do subdesenvolvimento latino-americano e periférico em geral foi formulado entre a chegada de Prebisch em 1949 ao escritório da CEPAL em Santiago, no Chile, e o final dos anos 50. Possivelmente em parte por ter sido elaborada ao longo dos anos, em diversos trabalhos da CEPAL, e em parte por ter surgido no contexto de estudos aplicados sobre as economias latino-americanas, a teoria cepalina manteve-se essencialmente como uma teoria não-formal, na qual a elaboração de hipóteses, conceitos e implicações foi conduzida paralelamente à descrição de aspectos da realidade econômica da América Latina".


Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina sobre a CEPAL, analise as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I. Para a teoria cepalina, a posição periférica ocupada pelos países latino-americanos era responsável por dificultar que os seus processos de industrialização se dessem de forma espontânea, de modo que era necessária a intervenção do Estado na economia.

PORQUE

II. Para a CEPAL, existe uma hierarquia no sistema internacional que faz com os países capitalistas centrais, devido à sua posição privilegiada, apresentem economias industrializadas e desenvolvidas. Em contrapartida, os países localizados na periferia do sistema, em razão da deterioração dos termos de troca, acabam tendo as suas economias marcadas pelo caráter agroexportador.

A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B: As asserções I e II são proposições falsas.
C: A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
D: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E: A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4

I é verdadeira, tendo servido o modelo político-econômico do CEPAL de base teórica para o que, algumas décadas antes, se apresentou como o populismo latino-americano, defendendo a manutenção de muitas de suas práticas econômicas, agora sob o rótulo de desenvolvimentismo.

II é verdadeira,  sendo necessária, para estes teóricos, uma ação decisiva do Estado na economia que fosse capaz de reverter esta tendência econômica que tendia a aumentar cada vez mais as disparidades entre a América Latina e os Estados Unidos.

É correta a alternativa D.

Perguntas interessantes