O Novo Acordo Ortográfico foi assinado em 1990 entre os Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado, sem obrigatoriedade, em 2009.
No entanto, a partir de 2016, as regras estabelecidas pelo acordo passaram a ser obrigatórias e começaram a ser adotadas como padrão. Seu objetivo é o de unificar a ortografia dos países lusófonos, e a sua adoção provocou mudanças na grafia de algumas palavras.
Suponha que você esteja organizando uma caixa antiga que ficou guardada por algum tempo no sótão da sua casa. Durante a tarefa, você encontra um folheto no qual se lê a seguinte mensagem:
Não agüenta mais passar tanto tempo na cozinha? chegou o microondas compacto que vai lhe poupar tempo e espaço!
O folheto foi impresso antes ou depois da implementação do Novo Acordo Ortográfico? O que o levou a essa conclusão?
Soluções para a tarefa
O folheto foi impresso antes da implementação do Novo Acordo Ortográfico.
Após a implementação do Novo Acordo Ortográfico o trema, visto em "agüenta", deixou de existir nas palavras da língua portuguesa.
Após a implementação do Novo Acordo Ortográfico utiliza-se o hífen quando a vogal que finaliza o primeiro elemento é igual à vogal que inicia o segundo elemento, portanto o correto agora é micro-ondas.
Se o folheto tivesse sido impresso depois da implementação do Novo Acordo Ortográfico, estaria assim:
"Não aguenta mais passar tanto tempo na cozinha? chegou o micro-ondas compacto que vai lhe poupar tempo e espaço!"
Espero ter ajudado!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O folheto foi impresso, certamente, antes da implementação obrigatória das novas regras. Após o Novo Acordo, os vocábulos "aguenta" e "micro-ondas" sofreram alteração na grafia.
Explicação:.