Filosofia, perguntado por dominyckalcantara197, 6 meses atrás

O nome é importante para as pessoas. Como devemos usar e pronunciar o nome de Deus?​

Soluções para a tarefa

Respondido por isacmathnogueira
1

Explicação:

O nome de Deus — seu significado e sua pronúncia

UM DOS escritores bíblicos perguntou: “Quem ajuntou o vento na concavidade de ambas as mãos? Quem embrulhou as águas numa capa? Quem fez todos os confins da terra levantar-se? Qual é seu nome e qual é o nome de seu filho, caso o saibas?” (Provérbios 30:4) Como podemos nós descobrir qual é o nome de Deus? Essa é uma pergunta importante. A criação é uma poderosa prova de que Deus tem de existir, mas ela não nos informa o nome dele. (Romanos 1:20) De fato, jamais saberíamos o nome de Deus a menos que o próprio Criador nos informasse. E ele fez isso em seu próprio Livro, a Bíblia Sagrada.

Numa célebre ocasião, Deus pronunciou seu próprio nome, repetindo-o aos ouvidos de Moisés. Moisés escreveu um relato daquele acontecimento, que tem sido preservado na Bíblia até os dias de hoje. (Êxodo 34:5) Deus até mesmo escreveu seu nome com o seu próprio “dedo”. Quando acabara de dar a Moisés o que hoje chamamos de os Dez Mandamentos, Deus miraculosamente os assentou por escrito. O registro diz: “Ora, assim que [Deus] acabou de falar com ele no monte Sinai, passou a dar a Moisés duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, inscritas pelo dedo de Deus.” (Êxodo 31:18) O nome de Deus aparece oito vezes nos Dez Mandamentos originais. (Êxodo 20:1-17) Portanto, o próprio Deus revelou seu nome ao homem, tanto verbalmente como por escrito. Assim, qual é esse nome?

Na língua hebraica ele é escrito יהוה. Essas quatro letras, chamadas de Tetragrama, são lidas da direita para a esquerda, em hebraico, e podem ser representadas em muitas línguas modernas por YHWH ou JHVH. O nome de Deus, representado por essas quatro consoantes, aparece quase 7 mil vezes no “Antigo Testamento” original, ou Escrituras Hebraicas.

O nome é uma forma do verbo hebraico ha·wáh (הוה), que significa “tornar-se”, e realmente significa “Ele Faz Tornar-se”.* Assim, o nome de Deus o identifica como Aquele que progressivamente cumpre suas promessas e infalivelmente realiza seus propósitos. Somente o verdadeiro Deus poderia ter tal nome significativo.

Lembra-se das diferentes maneiras em que o nome de Deus aparece no Salmo 83:18 (82:19), conforme apresentado na parte anterior (página 5)? Duas dessas traduções usam meros títulos (“SENHOR”, “Deus”) quais substitutos para o nome de Deus. Mas em duas delas, Iahweh [ou Yahweh] e Jehovah, você pode ver as quatro letras do nome de Deus. Contudo, a pronúncia é diferente. Por quê?

Como É Pronunciado o Nome de Deus?

A verdade é que ninguém sabe com certeza como o nome de Deus era pronunciado originalmente. Por que não? Bem, a primeira língua usada na escrita da Bíblia foi o hebraico, e ao escrever a língua hebraica os escritores escreviam apenas consoantes — não vogais. Portanto, quando os escritores inspirados escreveram o nome de Deus, eles naturalmente seguiram o mesmo proceder e escreveram apenas as consoantes.

Perguntas interessantes