Química, perguntado por gupuranha, 1 ano atrás

O nome correto do composto abaixo é
CH(CH3)2CH(CH3)CH=C(C2H5)(CH2)2CH3

a, 5-etil-4-deceno
b, 5-etil-2,3-dimetil-4-octeno
c, 4-etil-2,3,3-trimetil-4-octeno
d 2,4-dietil-6-metil-3-hepteno
e,6-etil-2,4-dimetil-3-hepteno

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
2
   Olá! Para responder essa pergunta, devemos lembrar  que cada carbono inorgânico no composto realiza quatro ligações covalente. Assim sendo, cada carbono deve se ligar a 4 outros elementos no composto.

   O que pode estar gerando dúvida é o fato de o composto estar representado de uma maneira linear, com os radicais entre parênteses e não demonstrando a qual carbono eles estão ligados.

   Porém, contando 4 ligações para cada carbono fica fácil de representar a molécula. Os dois radicais metil que estão no primeiro parenteses irão se ligar ao CH anterior. Isso faz com que um radical metil seja o primeiro carbono da cadeia principal, e não um radical. Já o outro radical metil que estará ligado ao primeiro CH é considerado radical metil mesmo, ligado no carbono 2, já que o carbono 1 será o do CH3.
   Já o outro radical metil entre parenteses está ligado ao carbono 3. A dupla ligação parte do carbono 4 para o carbono 5, o qual também está ligado a um radical etil (C2H5). Os CH2 entre parenteses são os carbonos 6 e 7, finalizando a cadeia com o último carbono CH3, totalizando 8 carbonos na cadeia principal. t

   Dessa forma, podemos afirmar que o nome correto do composto é 5-etil-2,3-dimetil-4-octeno, conforme está indicado na letra B.



Perguntas interessantes