Filosofia, perguntado por AndreiFerreira, 1 ano atrás

O nome Auguste Comte está intimamente ligado ao positivismo e normalmente lhe atribuem a paternidade da Sociologia por ter usado essa palavra pela primeira vez em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva. O contexto histórico em que esse pensador viveu é marcado por "anarquias" e "desordem", os regimes despóticos e as consequentes revoluções eram frequentes. Esses acontecimentos levaram a população a uma insatisfação com a política generalizada, chegando a beirar a descrença. Situação que culminou com uma crise dos valores tradicionais.


Sobre o positivismo de Augusto Comte, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I) Comte afirma ter descoberto os três estágios da humanidade; de fato, segundo ele, o espírito humano teria passado por três estados históricos diferentes: o teológico, o metafísico e o positivo.
II) No estado positivo, o espírito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, as causas íntimas dos fenômenos, para preocupar- -se unicamente em descobrir, graças ao uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, a saber, suas relações invariáveis de sucessão e similitude.
III) O positivismo foi uma reação ao idealismo: enquanto o idealismo buscava interpretar e unificar a experiência mediante a razão, o positivismo procurava manter-se à experiência imediata como fizera o empirismo. A função do positivismo é afirmar as ciências da natureza (biológicas e fisiológicas) como as grandes ciências que poderão solucionar os problemas da humanidade.

​As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F.

Alternativa 2:
F, V, V.

Alternativa 3:
V, F, V.

Alternativa 4:
V, V, V.

Alternativa 5:
F, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por kehanney
0

Resposta:

A alternativa 3( v F v)

Explicação:

Perguntas interessantes