Química, perguntado por LuanaShizue, 1 ano atrás

O nitrogênio forma vários óxidos binários apresentando diferentes números de oxidação (gás toxico), n2o (gás anestésico - hilariante), no2 (gás avermelhado, irritante), n2O3 (solido azul) etc. Esses óxidos são instáveis e se decompõem para forma os gases nitrogênio (n2) e oxigênio (O2). O oxido binário (no2) é um dos principais poluentes ambientais reagindo com o ozônio atmosférico (o3)-gas azul instavel-responsavel pela filtraçao da radiaçao ulttravioleta emitida pelo sol. Analisando a estrutura do óxido binário NO2, pode-se afirmar que a geometria da molécula e a última camada eletrônica do átomo central são, respectivamente:
a) angular e completa
b) linear e incompleta
c) angular e incompleta
d) linear e completa

Soluções para a tarefa

Respondido por leotchuru
59
A geometria será angular, pois ao montar a fórmula estrutural você verá que no átomo central, Nitrogênio, sobrarão 4 elétrons livres.

E a última camada dele será incompleta, pois ele tem apenas 7 elétrons e recebe mais um de cada autônomas oxigênio, resultando em 9 elétrons, se você fizer a distribuição ficará com 1s2, 2s2, 2p5. A 2ª camada (Camada L) ainda ficará em falta, já que ela comporta até 8 elétrons e pela distribuição so ficaram 7.

Espero q tenha entendido.

Aposto na letra C
Perguntas interessantes