o nazismo seria possível hoje ? no máximo 15 linhas pra escrever
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento anti-imigração Pegida, principal organização contrária à chegada de refugiados em toda a Europa, reuniu milhares de pessoas na marcha de seu primeiro aniversário, em Dresden. Uma pessoa que se manifestava a favor do grupo ficou ferida após uma confusão no local, que também recebeu outros milhares em crítica ao movimento, considerado xenofóbico e de extrema-direita.
Com muitos cartazes e cantos contra a chanceler federal, Angela Merkel, os manifestantes a acusavam de ceder à onda migratória e favorecer o multiculturalismo no país. No meio do protesto, confrontado por outros milhares que criticam a postura do movimento, um grupo não identificado atacou um apoiador do Pegida e o deixou gravemente ferido, segundo as autoridades.
Com o nome oficial Europeus Patriotas, contra a Islamização do Ocidente, o Pegida começou como um grupo xenofóbico em Dresden. No início deste ano, chegou a ter 25 mil pessoas em suas manifestações em janeiro, mas perdeu força quando seu líder, Lutz Bachmann, foi acusado de ser vinculado ao neonazismo e ter se vestido de Adolf Hitler.
O movimento de extrema-direita, racista, xenófobo e islamofóbico Pegida irá se tornar um partido político. Seu líder alemão, Lutz Bachmann, deixou claro que tem como objetivo não fazer concorrência à Alternativa para a Alemanha (AfD, também de extrema-direita). A ideia do partido do Pegida é fazer base aliada ao AfD nas eleições legislativas de 2017, mas apresentando candidatos próprios ao mesmo tempo.
O Pegida é um novo traço do ultra-nacionalismo europeu do século XXI. Surgiu em 2014, com a realização de manifestações anti-imigração em Dresden, tendo grande popularidade no sul da Alemanha. O movimento já foi alvo de vários processos judiciais por incitação ao ódio e em maio do ano passado, Bachmann foi condenado pela justiça alemã a pagar mais de 9 mil euros, ao ter sido condenado por esse tipo de crime.
Esse partido neonazista, de legenda nacionalista e anti-imigação Alternativa na Alemanha, é um verdadeiro perigo para a democracia.