O nascimento de Daniel foi um momento de grande alegria aos seus pais, nascimento a termo, pesando 3,8kg, com 50 cm. No momento do parto a equipe médica não identificou nenhuma intercorrência. Contudo, com o passar dos meses a mãe de Daniel percebeu que o desenvolvimento do filho se diferenciava das demais crianças, já que não estabelecia vínculo com ela no momento da amamentação e apresentava temperamento irritável. Quando era relatado ao pediatra, o médico apontava como sendo algo normal. Com o passar dos meses e com o crescimento do filho, sua mãe notou que Daniel apresentava um atraso significativo na linguagem e socialização, não apresentava postura antecipatória, não apresentava rituais de carinho para dormir, pouco interesse por brinquedos, além de um comportamento repetitivo cada vez mais frequente. Após idas e vindas a diversos profissionais da saúde, aos 4 anos de idade foi apresentado o seu diagnóstico. Considere o estudo de caso exposto acima e elabore um texto dissertativo (de 15 a 30 linhas) apresentando qual transtorno Daniel foi diagnosticado e quais são as evidências para esse diagnóstico. Apresente a lei de proteção que garante a inclusão e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público, e, por fim, conclua seu texto descrevendo quais são os direitos da criança em idade escolar segundo essa legislação. Observação: Apresente as referências utilizadas no final da atividade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Autismo
Explicação:
Transtorno do Espectro do Autismo por meio da lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
Saudações.
De acordo com o exposto podemos deduzir que Daniel foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.
Sintomas como pequenos atrasos no desenvolvimento, a falta do vinculo e demonstrações de afeto com a mãe, atraso na linguagem e problemas de socialização sozinhos não seriam preocupantes, porém em conjunto apontam para o referido diagnóstico.
No ano de 2012 foi criada uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, através dela a pessoa com TEA passou a ser reconhecida como pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais, portanto também passou a lhes ser garantido o direito a inclusão escolar nos moldes da Educação especial.
Sendo assim o autista tem o direito de estudar em escolas regulares , dentro do processo de inclusão e pode também solicitar um acompanhante especializado para auxiliar nas suas necessidades especiais.
https://brainly.com.br/tarefa/23376380