O nascimento da Antropologia como ciência remonta a expansão da civilização ocidental. Os europeus, em suas navegações, se encontraram com diferentes povos, diferentes nações e culturas. Implicou, nesse início, uma descrição por parte dos navegadores, viajantes, intelectuais europeus sobre os povos encontrados. Somente no final do Século XIX e primeira metade do Século XX é que os pesquisadores, já antropólogos como identidade, vão conviver e buscar entender os povos não-europeus.
O encontro entre os europeus e os demais povos do mundo resultou em mudanças. Nos primeiros encontros, há uma visão que nós chamamos de eurocêntrica. Assinale a alternativa que relata e explica o termo “eurocentrismo”.
Alternativas
Alternativa 1:
A Europa ocidental, com sua formação cristã, tendeu a conviver com os povos encontrados durante as expedições marítimas de forma pacífica. Há uma tolerância em relação à diversidade, típica do cristianismo. Desta forma, o eurocentrismo se tornou sinônimo de tolerância.
Alternativa 2:
Mesmo tendo contato com um grande número de povos com as mais diferentes práticas e organizações, a Europa manteve-se fiel aos seus princípios e buscou não manter contato constante com novas culturas. O termo eurocentrismo, está ligado ao laconismo típico da Europa, à resistência à mudança e ao isolamento cultural.
Alternativa 3:
A organização econômica capitalista, em sua fase mercantil, levou produtos europeus para diversas partes do mundo. O único interesse dos ocidentais cristãos era vender seus produtos aos povos encontrados durante a expansão marítima. Logo, eurocentrismo se justifica, no âmbito econômico, impor produtos europeus sobre os diversos mercados mundiais.
Alternativa 4:
A Europa manteve uma distância em relação às novas culturas. Ao mesmo tempo, ao conviver nos territórios coloniais onde estabeleceu uma exploração para extrair riqueza e garantir seus interesses econômicos, os europeus mantiveram-se distantes do convívio com nativos. Eurocentrismo é sinônimo de egoísmo, até mesmo de xenofobia.
Alternativa 5:
A expansão europeia se deparou com inúmeros povos e nações, uma gama de diversidades. Contudo, a convivência do europeu com outros povos acabou na tentativa forçada em impor seus próprios valores. Por isso, eurocentrismo é a busca dos europeus em medir o valor, o merecimento e o nível de respeito de outras culturas através da sua, como medida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Acredito que seja a alternativa 5.
Respondido por
15
Alternativa 4.
A Europa ate meados do seculo xx, procurou espalhar pelo mundo a ideia do modelo europeu, acreditando-se que povos não europeus tinha uma carga inferior a eles, e que tinham que tentar se parecer com a Europa. isso muda quando alguns pesquisadores fazem uma revisão da historia, igualando a humanidade buscando somente a compreensão e deixando de lado a doutrina europeia.
A Europa ate meados do seculo xx, procurou espalhar pelo mundo a ideia do modelo europeu, acreditando-se que povos não europeus tinha uma carga inferior a eles, e que tinham que tentar se parecer com a Europa. isso muda quando alguns pesquisadores fazem uma revisão da historia, igualando a humanidade buscando somente a compreensão e deixando de lado a doutrina europeia.
elainecguedes:
O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem. Resumidamente, trata-se da ideia de que a Europa é o centro ... pelo oquê entendi aqui neste texto a resposta correta é a 5
europeu com outros povos acabou na tentava forçada em impor seus próprios valores. Por isso, eurocentrismo é a busca
dos europeus em medir o valor, o merecimento e o nível de respeito de outras culturas através da sua, como medida.
Perguntas interessantes