O narrador dispõe de formas de narrativas diferentes, dependendo do ponto de vista escolhido e do efeito que deseja causar: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Considerando os dois trechos que seguem: i. De acordo com o advogado da família: "meus clientes não podem ficar presos, pois são inocentes". Ii. Para o advogado da família, seus clientes não devem ficar presos nem mais de um dia
Soluções para a tarefa
Os dois trechos indicados foram escritos em discurso direto e discurso indireto, nessa ordem. Por isso, a opção D é a correta.
Discurso direto e indireto
O trecho I apresenta discurso direto, pois foi reproduzida literalmente a fala do advogado, conforme indica o uso de aspas e o emprego de verbos e pronome da 1ª pessoa do singular. A passagem "meus clientes não podem ficar presos, pois são inocentes" corresponde à fala do advogado.
O trecho II apresenta discurso indireto, pois a fala do advogado foi apresentada em 3ª pessoa, ou seja, não houve reprodução fiel do que ele teria dito. Em vez disso, é o narrador que nos conta o que o advogado teria falado.
Complemento do enunciado:
Considerando os dois trechos que seguem:
- a. Os trechos correspondem, respectivamente, aos discursos indireto e indireto livre.
- b. Os trechos correspondem, respectivamente, aos discursos direto e indireto livre.
- c. Os trechos correspondem, respectivamente, aos discursos indireto e direto.
- d. Os trechos correspondem, respectivamente, aos discursos direto e indireto.
https://brainly.com.br/tarefa/40771916
Mais sobre discurso direto e indireto em:
https://brainly.com.br/tarefa/32651664
https://brainly.com.br/tarefa/48251874
#SPJ4